Seja bem vindo ao Blog da Saúde LGBT

Neste espaço o Dr. Paulo Branco ira continuamente publicar matérias além de responder duvidas
relacionadas a Medicina e Qualidade de Vida voltadas a população LGBT. Este espaço no entanto,
não substitui a consulta médica, que deverá ser feita pelo médico, no consultório, de corpo presente.





Alguns amigos e pacientes do Dr. Paulo Branco que inspiraram ele a fazer esse Blog.

Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

terça-feira, 20 de julho de 2010

Quais os criterios para inclusao dos pacientes para a cirurgia proctologica-ambulatorial?

Criterios de inclusao dos pacientes:
1- Idade do paciente:
A idade dos pacientes e um fator importante, porem nao critico. Pacientes de todas as idades sao beneficiados com a cirurgia ambulatorial, sendo que certa preocupacao reside nos extremos da faixa etaria. Muitos centros ambulatoriais demonstram sucesso e seguranca em pacientes com idade proxima ao 90 anos, registrando a anestesia local como a mais empregada neste grupo, evitando sedacao complementar.

2- Condicao mental e fisica.
Tambem sao observados grandes beneficios da cirurgia ambulatorial no suave impacto emocional desemcadeado. Tanto adultos como criancas contemplam uma atmosfera mais relaxada, com maiores cuidados, individualizados e personalizados, pois sem duvida ha uma melhor eficiencia na rotina ambulatorial do que na complicada hospitalar. Observa-se reducao na ansiedade do paciente, que percebe o procedimento como menos complexo do que de experiencias pregressas com hospitalizacoes, propias ou nao. O distanciamento de pacientes mais enfermos e carentes exerce um efeito encorajador e salutar ao paciente ambulatorial ou de curta permanescia.

3- Risco anestesico:
E chamado de ASA e geralmente os pacientes que sao tratados a nivel ambulatorial sao ASA I, isto e sao pacientes jovens, sem doencas cronicas e com um sistema cardiovascular normal.

4- A atitude do paciente diante da operacao sem internacao:
Refere-se a aceitacao dos pacientes que podem sentir-se inseguros. Os modernos DAY HOSPITAL tem hospitais de retaguarda, caso ocorram intercorrencias clinicas.

5- Situacao social e familiar do paciente:
Uma investigacao familiar e social e de grande importancia. Pacientes que moram sozinhos, idosos, podem nao dispor de familiares ou amigos para ajuda-los na higiene, medicamentos, alimentacao, etc.

6- Selecao dos procedimentos:
As intervencoes cirurgicas mais adequadas para serem realizadas em regime ambulatorial nao devem durar mais que 90 minutos, pois ha uma relacao direta entre o tempo da cirurgia e o aparecimento de complicacoes pos-operatoria. A selecao devera considerar a perda sanguinea, pois a possibilidade de transfusao ja contra-indica o procedimento ambulatorial. Os procedimentos selecionados devem ser de pequeno porte, que nao exija grandes areas de descolamento e poucos dolorosos, isto e que a dor seja controlado por medicamentos prescritos pelo seu cirurgiao.

- Comentarios: Dr. Paulo Branco.
Na minha experiencia a maioria dos pacientes tratados apresentavam otimas condicoes clinicas. Eu nunca tive uma complicacao grave operando a nivel ambulatorial. Agora o medico devera exigir todas as condicoes que determinem a seguranca do paciente. O medico devera ser rigoroso para definir o local onde ira realizar o procedimento. Existem procedimentos que poderam ser feitos na clinica sob anestesia local e sem sedacao.

Nenhum comentário:

Postar um comentário