Seja bem vindo ao Blog da Saúde LGBT

Neste espaço o Dr. Paulo Branco ira continuamente publicar matérias além de responder duvidas
relacionadas a Medicina e Qualidade de Vida voltadas a população LGBT. Este espaço no entanto,
não substitui a consulta médica, que deverá ser feita pelo médico, no consultório, de corpo presente.





Alguns amigos e pacientes do Dr. Paulo Branco que inspiraram ele a fazer esse Blog.

Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Hemorroida: Escleroterapia, Crioterapia, fotocoagulacao ou ligadura elastica ( borrachinha ) qual você indica na sua clinica?

Essas formas de tratamento das hemorroidas sao chamadas de nao cirurgicas e apresentam um fator de indicacao comum a todas elas: As hemorroidas tem de esta dentro do reto e serem recobertas por mucosa e nao por pele.
Entenda o porque:
A inervacao do reto e autonoma, isto e nao doi, enquanto a parte externa do anus e recoberta por pele, dolorosa e chamada de sensitiva. Qualquer dos procedimentos acima citados nao poderam ser realizados em hemorroidas internas avancadas, isto e recoberta por pele e nas hemorroidas externas.

1- Escleroterapia:
Na presenca de hemorroidas internas de primeiro ou segundo graus, a esclerose e um metodo ainda utilizado e consiste em ingetar uma substancia esclerosante na volta dos vasos que provocara uma fixacao por esclerose do vaso com consequente destruicao do mesmo.

2- Crioterapia:
E baseada no fato das celulas diante de um rapido congelamento terem o seu conteudo liquido intracelular solidificado que determinara um rompimento da sua membrana com susequente destruicao celular. Inicialmente realizada por Fraser e Grill em 1967 esta indicada para as hemorroidas internas iniciais. A tecnica consiste na aplicacao sobre as hemorroidas internas de nitrogenio liquido, a temperatura de 196 graus Celcios por meio de uma haste metalica por dois minutos, provocando a sua necrose por congelamento.

3- Fotocoagulacao:
Desenvolvido por Nath em 1977 e um metodo recente, rapido e pratico e indicado tambem para as hemorroidas internas iniciais. A tecnica consiste na aplicacao de raios infravermelhos na volta das hemorroidas o que provocara uma necrose dos tecidos por evaporacao dos liquidos intracelulares e posterior fibrose com diminuicao do aporte de sangue para as hemorroidas dilatadas com resolucao das mesmas.

4- Ligadura Elastica:
É um metodo muito simples, barato e seguramente o mais utilizado atualmente na minha clinica. A outra grande vantagem é que diferentemente das outras técnicas poderá ser indicada para o tratamento das hemorroidas maiores de segundo e terceiro graus, desde que o medico tenha experiência. A tecnica consiste em colocar duas borrachinhas na base dos vasos que irrigam as hemorroidas o que determinara a necrose destes vasos e queda das borrachinha de 2 a 7 dias. Esta tecnica, embora de facil realização deverá ser realizada por especialistas e com equipamento adequado. Eu ja tive o dessabor de colocar a borrachinha no lugar errado e duas horas depois eu estava retirando a mesma e a colocando no lugar correto.

Comentário: Dr. Paulo Branco.
Eu ja realizei todas as formas de tratamento acima citadas e hoje realizo somente a ligadura elastica que por um único motivo: Essa técnica geralmente trata as hemorroidas iniciais em uma única sessao, diferentemente das demais que precisão de mais de uma sessão. Tem muitos casos que eu associo a ligadura elastica ao laser o que torna o prcedimento muito pouco doloroso para os pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário