Seja bem vindo ao Blog da Saúde LGBT

Neste espaço o Dr. Paulo Branco ira continuamente publicar matérias além de responder duvidas
relacionadas a Medicina e Qualidade de Vida voltadas a população LGBT. Este espaço no entanto,
não substitui a consulta médica, que deverá ser feita pelo médico, no consultório, de corpo presente.





Alguns amigos e pacientes do Dr. Paulo Branco que inspiraram ele a fazer esse Blog.

Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

terça-feira, 27 de julho de 2010

Hemorroida: Laser, ligadura Elastica ou grampeamento, quando indicar?

O grande numero de técnicas cirurgicas existentes para o tratamento das hemorroidas é um fiel atestado de que os medicos precisam de uma melhor compreenção da causa desta doeça.

Grampeamento:
Mais recentemente, em 1993, na universidade de Palermo o Dr. Antonio Longo preconizou a utilização de um grampeador circular para o tratamento cirurgico das hemorroidas com o objetivo de redução do prolapso hemorroidário. Nesta técnica, sob anestesia local, raqui ou geral realiza-se interrupção das ramificações arteriais na parede do reto através de granpos que fazem uma transsecção ou corte na parede do reto com consequente diminuição do volume de sangue que flui para as hemorroidas. Segundo o seu autor está indicada para as hemorroidas de segundo, terceiro e quarto graus e contra-indicada para as hemorroidas trombosadas ou coaguladas, para o prolapso ( saida) de apenas um mamilo ou uma hemorroida e para hemorroidas grandes ou de quarto grau nas quais o vaso se encontra firmemente aderido aos tecidos profundos e seria impossivel o mesmo voltar para dentro do canal anal.
Em trabalho recente foram encontrados 97 complicações em 804 pacientes portadores de hemorroidas e tratados pela técnica de Longo.

Coplicações do grampeamento:
Retenção urinária: 6,7%
Sangramento pós-operatório importante: 2,1%
Hematoma Anal: 1,5%
Hemorroida residual: 1,2% ( hemorroida que não foi possivel retirar pelo grampeador).
Estenose: 0,5%
Kohlstadt operou 42 pacientes por esta técnica e observou 14% de complicações.
Esta é uma técnica nova que necessita de maiores cauisticas de experiência e tempo de seguimento, para que se possa avaliar seus resultados funcionais tardios.

Cotroversias:
Muitos casos operados pela técnica do grampeamento para tratamento de hemorroidas grandes de terceiro ou quarto graus tiveram de ser operados novamente para retirada da parte dita cutanea da hemorroida, isto é aquela parte da hemorroida que está coberta por pele ou na mesma cirurgia o cirurgião já realizava a retirada da referida hemorróida. Para as hemorroidas pequenas dentro do reto muitos proctologistas preferem a borrachinha que é simples de colocar, feita no consultório com excelente resultado. A cirurgia com o laser é realizada por poucos medicos e com a evolução dos equipamentos que se tornaram menos agressivos no que tange a quantidade de tecido retirado durante a cirurgia a técnica permite uma cicatrização estética e funcional com retorno precoce dos pacientes as suas atividades. O laser poderá retirar qualquer tipo de hemorroida. O laser é uma técnica com resultados muito bons e o preço que era um limite, hoje se tornou acessível. O grampeamento tem um principio de tratamento fundamentado no fato das hemorroidas resultarem de fistulas ou comunicações entre as artérias e veias, pena que para os casos de grandes hemorróidas, isto é que o componenente externo ( pele proeminente, plicoma ) seja exuberante a cirurgia será necessária para retira-las e o paciente será operado pelo grampeamento e a cirurgia convencional ou pelo laser.

Conclusões: Dr. Paulo Branco
1-Diagnostico: Hemorroida dentro do reto, de primeiro ou segundo graus:
-Ligadura Elastica: É um procedimento realizado no consultório, no máximo em 10 minutos, você sai do procedimento para as suas atividades e sem nenhum tipo de anestesia.

2- Diagnostico: Hemorroida de terceiro e quarto graus:
São as hemorroidas que apresentam o componente mucosa e pele. Essas hemorroidas se forem muito antigas eu indico o laser porque a pele que recobre as hemorroida encontra-se aderida ou fibrosada que não retornará para dentro do reto com o grampeador e você tera de fazer a associação das duas técnicas. Para estas hemorroidas eu tenho usado o laser que sob anestesia local retira os componentes da hemorroida de forma segura com baixos indices de recidiva ou retorno das hemorroidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário