Seja bem vindo ao Blog da Saúde LGBT

Neste espaço o Dr. Paulo Branco ira continuamente publicar matérias além de responder duvidas
relacionadas a Medicina e Qualidade de Vida voltadas a população LGBT. Este espaço no entanto,
não substitui a consulta médica, que deverá ser feita pelo médico, no consultório, de corpo presente.





Alguns amigos e pacientes do Dr. Paulo Branco que inspiraram ele a fazer esse Blog.

Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

domingo, 15 de agosto de 2010

Hemorroida: Afecções frequentemente associadas as hemorroidas:

AFECÇÕES CONCOMITANTES AS HEMORROIDAS


Eczema ou Dermatite

Em casos onde processos inflamatórios associados com hemorróidas se disseminam para os tecidos próximos, isto dá origem à inflamação da pele perianal, que tem como sintomas vermelhidão local, irritação, perda de secreção e muco do ânus, levando ao que se chama de eczema ou dermatite. Muitas vezes organismos nocivos como os fungos presentes nesta região infectam a pele. O aspecto característico ao exame medico local é a presença de uma área avermelhada contornada por uma linha vermelha. Muitas vezes um exame endoscópico do canal anal detectará a hemorróida interna que se devidamente tratada ( pomada ou ligadura elástica) determinará a cura da dermatite. As hemorróidas maiores poderão drenar uma secreção que irritará a pele local. Orientação nutricional de higiene local e dietéticas deverão ser instituídas associadas a pomadas associadas muitas vezes a medicamento para fungo trazem bons resultados.

Outras causas de Eczema:

Alergia de contato ao papel higiênico, antibióticos orais que alteram a flora intestinal, resíduos de detergente que se aderem a roupa de baixo, sabão, infecção por fungo e oxiúros.

Papilites ou Criptites

Existem pequenas papilas na região anal que normalmente são pouco visíveis. Quando essas papilas inflamão pelo tecido hemorroidário (Flebite) se tornam aumentadas e podem entrar em prolapso. O sintoma é a dor que piora com os movimentos intestinais e evacuações. Essas papilas podem ser vistas como pequenas bolhinhas de forma esférica ao exame endoscópico. O tratamento na fase aguda é com pomadas para o tratamento de hemorróidas e na fase crônica pela retirada cirúrgica sob anestesia local.

Trombose ou Hematoma perianal

O esforço para evacuar, levantamento de grandes pesos, uso de laxantes, diarréia, maus hábitos de comida e bebida podem resultar em ruptura e hemorragia das hemorróidas dentro do tecido na volta da abertura anal que fica de aspecto tumefeito, edemaciado e de coloração azulada. Esse sangue extravasado se coagula e forma um nódulo na volta do ânus que chamamos de trombose hemorroidária. Quando a dor é apenas leve o tratamento com pomadas se impõe, porem se a dor é intensa a retirada do coagulo sob anestesia local será a forma de tratamento de escolha, principalmente nas primeiras 72 horas.



Fissura Anal

A diferença fundamental é a dor que está geralmente presente nas fissuras anais e ausente nas hemorróidas.

Tumor

Não há associação causal. No sangramento por tumor geralmente o sangue vem misturado com as fezes e na hemorróida o mesmo vem após a evacuação e mancha o papel higiênico ou goteja no vaso sanitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário