Seja bem vindo ao Blog da Saúde LGBT

Neste espaço o Dr. Paulo Branco ira continuamente publicar matérias além de responder duvidas
relacionadas a Medicina e Qualidade de Vida voltadas a população LGBT. Este espaço no entanto,
não substitui a consulta médica, que deverá ser feita pelo médico, no consultório, de corpo presente.





Alguns amigos e pacientes do Dr. Paulo Branco que inspiraram ele a fazer esse Blog.

Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Suplementos esportivos: Sob orientacao medica


jul 24, '11, 12:25 AM
Medico responsavel: Dr Paulo Branco
Suplementos alimentares
Desde 1994 quando o congresso Americano aprovou o Dietary Suplement Health and Education Act, houve uma explosão no crescimento da indústria dos suplementos. As pessoas com freqüência tomam suplementos porque acreditam que tomá-los e preventivo para muitas doenças, melhora o sistema imunológico, satisfaz as necessidades nutricionais e pode interferir de forma positiva no rendimento esportivo como retardar a fadiga por exemplo. De um modo geral os suplementos se tomados sob orientação medica em doses adequadas para cada situação são seguros, infelizmente o apelo do marketing nos diferentes veículos com perspectiva de doses maiores para o tratamento de diversas doenças sem nenhum fundamento cientifico que apóiem esta informação tem resultado, mas em um problema do que uma panacéia. Os suplementos poderão colaborar em muito com a sua saúde e bem esta geral, desde que sejam ingeridos nas dosagens adequadas, para as necessidades orgânicas daquele momento e sob a orientação de um profissional medico com experiência no manuseio dos suplementos.

Definição:
O suplemento e um alimento que foi selecionado, purificado e concentrado e que devera ser indicado para pacientes geralmente com deficiência alimentar revelada e com fins de melhora na performance física. Ajuda as pessoas a ter uma alimentação mais saudável o que não e fácil fazer no dia a dia corrido e estressante das grandes cidades. Existem hoje em todo o mundo centenas de tipos de suplementos esportivos disponíveis para ser comercializados. Grunewald e Balley registraram 624 destinados somente a fisiculturistas e a propaganda desses produtos apresentava cerca de 800 tipos de mecanismos diferentes, segundo as quais a performance poderia ser aumentada. A grande quantidade de produtos é certamente um fator que dificulta um melhor entendimento pelos leigos sobre os suplementos. O consumidor leigo, por exemplo, pode ficar extremamente confuso diante de diferentes tipos de produto para as mais diversas finalidades.  Uma forma de diminuir a confusão é entender que tipo de produto é considerado um suplemento alimentar. Atualmente, no Brasil, esses produtos são agrupados em diversas categorias (repositores de água e minerais, alimentos protéicos, alimentos compensadores, etc.). Esse agrupamento, porem, não define o que se entende por suplemento esportivo, ou seja, quais são as suas particularidades.


Classificação:

Não há uma classificação para os suplementos esportivos que seja adotada de modo unânime entre os diversos pesquisadores. Assim para que um produto seja classificado como um suplemento dietético, ele precisará apresentas as seguintes características:
- Conter em linhas gerais, nutrientes em quantidades similares aos níveis recomendados por entidades reconhecidas  e similares àquelas encontradas nos alimentos.
- Fornecer um meio conveniente ou pratico para a ingestão desses nutrientes, particularmente, durante a pratica de exercícios e competições.
- Alternativamente, conter nutrientes em quantidade que seja suficiente para reverter um estado de deficiência nutricional (quando este estiver presente).
- As substancias presentes no produto devem atender as necessidades fisiológicas e nutricionais específicas, induzidas pela pratica do exercício, as quais, uma vez atendida, podem determinar uma melhora na performance.

Utilizando esse sistema de classificação, foram considerados suplementos dietéticos os seguintes produtos:
- Os drinks que contenham carboidratos e eletrólitos
- Os suplementos com alto teor de carboidratos
- Os vitamínicos/multivitaminicos e suplementos minerais
- Suplementos a base de cálcio
- Suplementos para reposições nutricionais

Butterfield considerando os suplementos esportivos como ergogenicos, isto é, o aumento da performance e determinada somente pelo suplemento em quatro categorias:
- Produtos representando substratos metabólicos (Carboidrato, lactato, poilactatos e lipídeos).
- Produtos que podem estar limitados no organismo, sendo, portanto, capazes de comprometer a performance. Na pratica os atletas, por exemplo, tem tomado a Creatina fosfato.
- Produtos contendo substancias capazes de aumentar a performance por meio da composição corporal ( proteína, energia )
- Substancias que podem aumentar a recuperação pós-treino


Comentário: Dr. Paulo Branco
No que se refere à atuação, os suplementos dietéticos, por si, não promoveriam melhorias. Na verdade, o resultado positivo na performance seria uma conseqüência da capacidade do suplemento conseguir atender a demanda nutricional decorrente da atividade física.Isso implica o fato de o suplemento só poder ser benéfico em certas situações em que o seu uso atende a uma necessidade de nutrientes imposta pelo exercício. Na pratica eu tenho orientado, principalmente para os esportes de explosão a ingestão de suplementos ricos em carboidratos e aminoácidos com o objetivo destes serem usados como combustível imediato durante o exercício, poupando as suas reservas de carboidratos hepático e no músculo estriado e com isso retardando a fadiga. Entenda que as suas reservas de carboidratos no sangue periférico e pequena e rapidamente usada durante a malhação, razão pela qual os atletas precisam aumentar esse açúcar de ação imediata. Existem suplementos com carboidratos e aminoácidos adequados para serem usados antes e após os exercícios, sendo essa estratégia metabólica conhecida como anti-catabolica. Existem açúcares que servem como fonte de energia para o músculo cardíaco e eu tenho indicado para pacientes com cardiopatia, hipertensos e pacientes acima do peso que estão iniciando a malhação.

Indicações:
Acho que os suplementos poderão ter três indicações:
- Primeira:
Para os pacientes que estão bem de saúde e assim pretendem se manter.
- Segundo:
Para os pacientes que apresentam déficit clinico e laboratorial de nutrientes e hormônios como resultado de uma ingestão alimentar insuficiente, como exemplo a baixa ingestão de verduras e legumes traduzidos por fadiga, diminuição da memória, estresse, depressão, ansiedade que são fatores determinantes para o aparecimento da obesidade, inflamações intestinais, compulsões e TPM.
Terceiro:
Pacientes bem organicamente, atletas que desejam manter ou melhorar o seu desempenho ou performance aeróbico  e definição muscular.

Usuários que foram atendidos na clinica:
Referiram:
 Tomar suplementos: 65%
Combinar suplementos: 35%
- Homens:
Entre 18 e 30 anos tomam suplementos na maioria das vezes para ganhar músculos e, portanto trabalham com resultados.
Mulheres:
As mulheres que vão a academia com o objetivo estético, são aquelas que tomam suplementos somente para atingirem um músculo definido ou com densidade e são contrarias a hipertrofia e aquelas voltadas para o emagrecimento e a nutrição cosmética que e um seguimento que surge no pais.

De um modo geral:
Praticantes de esportes de explosão, anaeróbio ou de forca
Combater a fadiga
Deficiência alimentar
Obesidade
Fazer avaliação e exames para a pratica de esportes
Exames:
A grande maioria dos pacientes que tomam suplementos não tem uma orientação adequada ou correta quanto à indicação para o seu caso e não fazem exames para ter uma radiografia das diferentes funções de órgãos responsáveis pelo metabolismo, absorção e excreção dos nutrientes  e que muitas vezes  relatam que a ingestão destes  não obteve a resposta  desejada.

Erros da suplementação: Tome cuidado e não os cometa mais
1-     Jovens:
O grande erro e que pacientes jovens desacreditam na possibilidade de ter alguma patologia que o impessam de tomar os suplementos tão desejados.
2-    Academia e lojas de suplemento:
Embora tenham uma noção sobre os suplementos não são médicos e muitas vezes são inconseqüentes na utilização destes. Muitos me enviam pacientes para solicitar os exames  necessários e após a liberação suplementarem.
3-    Anabolizantes:
Tome cuidado e não confunda  suplementos que poderão aumentar a densidade  e a forca muscular juntamente com o exercício físico com androgênicos que expõe você a riscos seríssimos.

Comentário: Dr. Paulo Branco
A promessa e culto ao corpo perfeito tem levado as pessoas a cometerem excessos  na ingestão de nutrientes indiscriminadamente em quantidade e fins que são totalmente adversos a sua saúde.   Parâmetros clínicos seguros deveram ser seguidos e adotados no decorrer do tratamento.


Funções dos suplementos:
Os suplementos não substituem a alimentação, mas contribuem para você ganhar energia, aumentar a resistência física para os exercícios físicos e imunológica contra infecções, alem de construir músculos e poder acelerar a queima de gordura.




1-   Antioxidante:
Esta e uma função importante, principalmente para os atletas, pois toda situação de hiperventilacao produz no organismo os famigerados Radicais Livres que oxidam as fibras musculares gerando a fadiga. Existem suplementos que bloqueiam estes Radicais retardando a fadiga.

2-   Aumento do aporte de nutrientes as células
3-   Aumento do tônus e forca muscular
4-   Aumento na performance e rendimento esportivo
5-   Controle das compulsões
6-   Auxiliar no tratamento da obesidade
7-   Melhora da resistência da flora bacteriana intestinal com seus benefícios já conhecidos
8-   Melhora da absorção intestinal







 Ler mais…

Nenhum comentário:

Postar um comentário