Seja bem vindo ao Blog da Saúde LGBT

Neste espaço o Dr. Paulo Branco ira continuamente publicar matérias além de responder duvidas
relacionadas a Medicina e Qualidade de Vida voltadas a população LGBT. Este espaço no entanto,
não substitui a consulta médica, que deverá ser feita pelo médico, no consultório, de corpo presente.





Alguns amigos e pacientes do Dr. Paulo Branco que inspiraram ele a fazer esse Blog.

Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

domingo, 6 de julho de 2014

DST para os gays, bissexuais e mulheres com ilustrações



DST para gays, heterossexuais, mulheres e bissexuais, ilustrado com fotos e vídeos.

                            Video sobre HPV:



                            Video com o Leo Aquila:



Neymar contra a AIDS, praticando sexo seguro, as suas chances de ser contaminado por uma DST, como a AIDS diminuem muito,  faça o mesmo, siga este craque.






O Dr. Paulo Branco irá descrever as principais DST, imunologia, transmissão e tratamentos adequados, com  ilustrações, dirigidas ao publico gay. 

Respeito com os pacientes:É o  Mais importante



Video informativo:

Consulta Interativa:











Dúvidas: Nos envie a sua. por:
- whatsApp. 995204135

Casos Clínicos: 
1- Há 6 meses apareceu somente uma verruga no pênis, mais precisaente no cabresto, eu queimei mas agora voltou no mesmo lugar e também na parte de dentro, quando eu puxo a pele para fora. Posso usar pomada novamente?
Dúvida enviada pelo IPAD.
Resposta: Tudo o que você não deverá fazer na minha opinião e experiencia será não usar pomadas. A conduta que eu tenho feito na minha clinica é a retirada das verrugas e do excesso de pele com o laser, sob anestesia local. Retirando o excesso de pele, diminuímos a carga ou numero de vírus no local, o que colabora para menores índices de retorno ou recidiva da doença.

2- Realizei uma cirurgia para retirada de verrugas fora e dentro do ânus há 7 meses. Cicatrizou bem, porem estou com uma grande dificuldade para evacuar e fazer o passivo, pela dor e sangramento. Doutor gostaria muita da sua orientacao, pela experiência que tem com esssa doença.

Pergunta enviada pelo celular.
Resposta: Trato na minha clinica com freqüência
 de casos como o seu. Acho que voce está com um estreitamento anal pela cicatrizacao da cirurgia anterior e possivelmente com uma fissura anal, diagnosticada como residual. É impossível evacuar sem dor e sangramento e no passivo além da dor, aumentará também o risco de você contrair uma DST, e aumentar a fissura durante a relação ( penetração), muitas vezes por uma lubrificação inadequada, ou um ativo apressadinho . Este estreitamento deverá ser avaliado pelo toque, o que praticamente determinará a melhor forma de tratamento. 




Contatos:
- Lapa:
Fixo: 11-36728943
Móvel: 11-986663281

Monica:



















- Vila Nova Conceição:
Fixo: 11-38467973


Fátima:








Centro: Praça da Republica
Fone: 11-33317016


Renata
















DST:
- O local e a via de infecção determinam os sintomas causados pelas doenças sexualmente transmissíveis (DST).

- As infecções na parte distal do canal anal, do anoderma e da pele perianal são semelhantes às lesões encontradas em outra partes da genitália e do períneo causadas pelos mesmos organismos, resultantes do sexo passivo, mas em alguns casos representam a propagação contínua das infecções genitais.


Verruga: HPV
HPV: Pele perianal

- A proctite ( inflamação do ânus) causada por organismos sexualmente transmissíveis é quase sempre decorrente do sexo passivo.  

Proctite: Papila inflamada


-  As estimativas atuais são de que menos de 2% dos homens praticam regularmente o sexo passivo, entre 2-10% apresentam atividade homossexual em alguma fase da sua vida.





- Entre as mulheres, 5-10% praticam o intercurso anal receptivo ( sexo passivo )com algum grau de regularidade e parece que são mais propensas a pratica-lo sem proteção.




- A dificuldade em estabelecer o diagnóstico correto e instituir o tratamento adequado das doenças anorretais sexualmente transmissíveis é causada por vários fatores:
* Os sinais e sintomas da infecção estão mais relacionados com os órgãos comprometidos que com o organismo responsável, de modo que em muitas DSTs nenhum sintoma ou conjunto de sintomas ou achados físicos determinam o diagnóstico.    
* A presença de mais de um organismo não é rara, especialmente nas ulcerações anogenitais.
* Determinar entre os organismos patogênicos, qual seria o verdadeiro, poderá ser muito difícil.
* Finalmente, há uma carência de testes sensíveis para fazer o diagnóstico rápido de muitas doenças sexualmente transmissíveis, de forma que em geral é necessário o tratamento empírico.

Revisão sobre Imunologia Anorretal:
-A barreira mucosa do reto contém a imunoglobulina A, responsável pela captura de antígenos que são eliminados com as fezes, impedindo-os de alcançar as células da cripta anorretal.
- Identificação e destruição das células agressoras pelos Anticorpos.

Anticorpos em ação:


- O HIV sede uma proteína ao vírus do HPV, tornando esses mais agressivos para causar as alterações displasicas dos processos oncogênicos  ou cancerígenos.



HPV: displasia.



- A quebra da barreira de proteção da mucosa do reto é observada em várias doenças contraídas decorrentes do sexo anal passivo.  O atrito do sexo passivo lesa o revestimento mucoso e faz com que os microrganismos penetrem diretamente nas criptas anais.
- Pelo atrito, o sexo anal passivo, quase sempre resulta em desnudamento da camada de células e da mucosa que protegem o ânus e reto. 




Comentário: Essa forma de contaminação poderá ocorrer no HPV, onde o vírus habita a camada profunda da pele, e o atrito poderá provocar a descacao e transmissacao da doença. 


HPV: Papiloma vírus Humano
O HPV é um papovírus de DNA. Embora não seja uma DST relatada com frequência, é provável que seja a mais comum nos EUA, com incidência estimada de mais de 5 milhões de casos por ano ( em contraste com a Clamídia, mais comum das DST relatadas).
- Existem mais de 80 subtipos de HPV, e quase 1/3 causa verrugas anogenitais.
- Os subtipos 6 e 11 são os mais comuns de HPV de baixo risco, enquanto os subtipos 16 e 18 apresentam maior risco de associação a displasia e câncer anal.




- A transmissão do HPV ocorre através da contato sexual com indivíduos infectados , com ou sem lesões macroscópicas ( visíveis ), e a infecção assintomática, sem verrugas, é a principal forma de apresentação do HPV. O envolvimento perianal pode ocorrer na ausência da prática do sexo anal passivo.


Verrugas perianais:


- As queixa de condiloma acuminado perianal ou anal incluem:
Presença de tumoração
Prurido ( Coceira)
Sangramento
Secreção crônica
Dor
Higiene mais difícil 
- O exame físico em geral é suficiente para o diagnostico e mostra a lesão característica semelhante à couve flor, de coloração cinza ou rosada como carne, de tamanho variável, localizada na região perianal.

Verrugas: HPV.
HPV: Acuminado.



- A anuscopia  é parte integrante da avaliação  No canal anal, as lesões tendem a apresentar-se como pequenas pápulas, e o comprometimento acima da linha denteada é raro.






Comentário: Dr. Paulo Branco
1- Eu hoje em dia realizo a Anuscopia comum e Anuscopia de  Alta resolução ou microscópica. A primeira detecta as verrugas macroscópicas e a segunda  é importante para o acompanhamento e decisão pela prescrição de medicamentos imunoestimulantes ou estimulantes na produção do Interferon local.





2- Anuscopia de Alta Resolução:  Eu gosto de examinar, na primeira parte do exame a pele das regiões do períneo, virilha, bolça escrotal, pênis, perianal e por fim o canal anal.


Anuscopia Alta resolução:


- Tratamento: O objetivo do tratamento do condiloma acuminado é a destruição ou remoção de todas as lesões macroscópicas, diminuindo a morbidade, embora a erradicação da infecção não esteja garantida.
- A excisão ou retirada local, de pequenas verrugas tenho feito na clinica com o laser, sob anestesia local, com pequeno desconforto ou inconveniência para o paciente. As lesões maiores eu retiro com o Laser mas sob anestesia local  e sedação. 
- As verrugas pediculadas são removidas pela simples seção de sua base, que poderá ser feita mais precisamente com o laser, na clinica e somente sob anestesia local.
- Recidiva da doença:
As taxas globais de desaparecimento do condiloma após tratamento variam de 60-90%, com taxas de recidiva ou retorno das verrugas após tratamento de 20-30%.

Comentário: Dr. Paulo Branco
Eu acho de grande importância o programa de retorno dos pacientes a minha clinica para um acompanhamento clinico associado a Anuscopia de Alta Resolução, que me dá uma noção da carga viral nos locais acometidos e a possibilidade de tratar com medicamentos que atuam diminuindo a carga viral local e assim obter uma melhor ação local dos Anticorpos e diminuição da recidiva das verrugas.
LASER: Quando a área com os vírus  na Anuscopia de Alta Resolução é pequena ( Áreas acetobrancas, na figura abaixo) trato no mesmo tempo essas áreas com o laser e quando é grande com estimuladores da imunidade na forma de pomada em media por 6 semanas.






Cuidado: O uso dessas pomadas deverá ser bem orientada e por medico, porque apresenta efeitos colaterais, como:
Dor, queimação, prurido  e mesmo ferida ou úlceras que podem exigir interrupção do tratamento.








Comentário: Dr. Paulo Branco
Descordo do Autor, que realiza primeiro o uso dos imunoestimuladores locais, ficando a retirada das verrugas, para aqueles pacientes que apresentam resposta incompleta.
Eu entendo que as verrugas devam ser retiradas cirurgicamente, o que eu faço com o laser e após a cicatrização, eu faço uma anuscopia de alta resolução e indico ou não os  imunoestimuladores. 

Condiloma Acuminado Gigante:
Em 1925, Bushke e Loewenstein foram os primeiros a descrever o Condiloma acuminado gigante ( CAG ), mais associado ao HPV dos tipos 6 e 11, mas histologicamente tem algumas diferenças com relação ao condiloma comum – papilomatoso acentuado, acantose, cristas epiteliais espessadas e aumento da atividade mitótica.





- Câncer:  A porcentagem significativa de casos que apresentam carcinoma do tipo espinocelular precoce ou invasivo tem levado à especulação de que o CAG representam uma fase de progressão do condiloma para câncer ou carcinoma espinocelular invasivo.







-Tratamento do CAG:
Tenho a mesma conduta do autor. Faço a retirada com o laser, sob anestesia local, dando uma margem de 2 a 3 cm do limite da margem do tumor e envio a peça para o patologista.
- Quimiorradiacao no CAG:
Indico quando na peça cirúrgica ha tumor e para os pacientes com contra-indicação clinica para uma cirurgia.

HPV: Câncer Anal
- Embora esteja claro que o HPV desempenha papel importante no desenvolvimento do câncer cervical no colo do útero, sua importância no desenvolvimento do câncer anal e de seu provável precursor ( a displasia intraepitelial anal e as lesões escamosas intraepiteliais de alto grau) não está bem definida.
- Estima-se que o risco de homens homossexuais HIV+ desenvolverem câncer de ânus é 38 vezes maior do que na população em geral e 2 vezes maior do que em homens homossexuais HIV-.
- A infecção pelo HPV foi relata em 93% dos homens homossexuais HIV+, em comparação com 60% dos homens homossexuais HIV-.
- A citologia anal tem sido sugerida como uma ferramenta de triagem para  detecção de pacientes com displasia anal.



Citologia com escova:


- Um algoritmo para avaliação e tratamento recomenda a realização da Anuscopia de Alta Resolução com técnica de coloração especifica e biópsia das áreas suspeitas.
- As opções de tratamento incluem a destruição local  e a excisão ou observação.
- A incidência e a previsibilidade da progressão da Inflamação com alterações teciduais para o câncer invasivo é incerta.
- Os pacientes que apresentam citologia anormal devem ser encaminhados para o cirurgião proctologista, que deve avalia-los com o uso de corante e, se possível, ampliação, para determinar se será necessária biópsia ou retirada.
 - A prevalência de HPV e alterações inflamatórias é alta em homens HIV+ com contagem de Anticorpos CD4 inferior a 500, mesmo na ausência de historia de sexo anal passivo. Esses pacientes também devem ser considerados para o rastreamento citológico.


Citologia Dirigida:





Molusco Contagioso:

Molusco Contagioso:



- o vírus do molusco contagioso é um membro da família poxvírus e produz uma lesão cutânea papular benigna.
-  A transmissão ocorre tanto por contato sexual como não sexual.
- O período de incubação é de 1-6 meses, seguido pelo aparecimento de pápulas umbilicadas cor de carne de 2-6mm.
- O diagnóstico em geral será feito com base em dados clínicos, porém a biópsia excisional demonstra células epiteliais aumentadas e a presença dos corpúsculos intracitoplasmáticas do molusco.
- Em geral, o tratamento consiste na erradicação nos locais, que eu tenho feito com o laser. 


Laser para tratar as verrugas no reto:





Diagnostico e controle dos Patógenos Bacterianos:

- Gonorreia:



















Agente causador: Neisseria gonorrhoeae.
- É provavelmente a mais comum DST bacteriana que afeta a região anorretal.
- O pico de incidência de todas as formas de gonorreia é no final da adolescência entre as meninas e no inicio dos 20 anos entre os meninos.
- O período de incubação varia de 3 dias a 2 semanas.
- Trinta e cinco a 50% das mulheres com cervicite gonocócica e que fazem sexo anal, têm infecção retal concomitante, que se acredita ser decorrente de propagação contínua da infecção genital.



Homossexuais: DST.

Mulheres: DST ANAL.

Bissexuais: DST ANAL



- Uma grande porcentagem de pacientes praticantes do sexo passivo, homens, mulheres e bissexuais com gonorreia retal e cultura positiva é ASSINTOMATICA – até 50% dos homens e 95% de mulheres. A infecção assintomática do reto constitui o principal reservatório da doença gonocócica em homens homossexuais e bissexuais.



Sintoma: Secreção pelo orifício da uretra.


Protocolo do Dr Paulo Branco:
- Anuscopia: Descarga de secreção purulenta.
-Diagnostico: Confirmação da bactéria em exame de cultura.
-Tratamento: Antibiótico
-Acompanhamento: Não é mais necessário porque as taxas de eficácia dos antimicrobianos fica próxima dos 100%.
- Parceiros sexuais: Os parceiros sexuais dos últimos 60 dias devem ser tratados e o paciente deve abster-se de relações sexuais até que o tratamento seja concluído e os sintomas tenham desaparecido.

Clamídia/Linfogranuloma Venéreo:
A Chlamydia Trachomatis é uma bactéria intracelular estrita, sexualmente transmissível e que resulta em infecção clinicamente semelhante às causadas pela N. Gonorrhoeae. A infecção simultânea pelos 2 organismos é comum.
-     Transmissão:  A transmissão anorretal da clamídia ocorre durante relações sexuais anorretais, embora possa ocorrer comprometimento secundário como manifestação tardia de infecção genital.
-     Período de Incubação:  De 5 dias a 2 semanas.
-     O diagnostico da Clamídia como agente causador da inflamação do ânus ( proctite) pode ser difícil. A coleta adequada da amostra aumenta o rendimento diagnóstico e consiste na coleta com algodão  ou swab de Dacron.
- A cultura de tecido para a Clamídia é relativamente insensível e não está amplamente disponível por causa do custo e dos requisitos técnicos.
- Tratamento: Antibióticos adequados e indicados
Atenção: A abstinência sexual deve durar até 7 dias após tratamento com antibióticos.

Comentário: Dr. Paulo Branco
A clamídia por ser uma bactéria intracelular é muito difícil de ser tratada, principalmente nos homens com Prostatite com diagnostica de Clamídia.



Sexo de risco: Maior Incidência de DST

Procure evitar fazer qualquer tipo de sexo nas seguintes situações:



1- Sem camisinha:
Pegada forte: Com preservativo.




2- Drogado e sexo: Não combinam, Leia o informativo abaixo.






3- Promiscuidade:







4-  Dê aquela olhadinha no parceiro e se notar algo diferente, pare ou reforce a ideia da camisinha. Tenha atitude.


Herpes Labial:
HPV: Oral
Verrugas: Pênis

Ferimentos e escoriações:
Herpes: Pequenas bolhas


Gonorreia: Saida de secreção
HPV: Verrugas na pele perianal




Importante: Diagrama educativo para Ler e siguir.














Nenhum comentário:

Postar um comentário