Seja bem vindo ao Blog da Saúde LGBT

Neste espaço o Dr. Paulo Branco ira continuamente publicar matérias além de responder duvidas
relacionadas a Medicina e Qualidade de Vida voltadas a população LGBT. Este espaço no entanto,
não substitui a consulta médica, que deverá ser feita pelo médico, no consultório, de corpo presente.





Alguns amigos e pacientes do Dr. Paulo Branco que inspiraram ele a fazer esse Blog.

Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Sexologia: Alterações sexuais com o avançar da idade


Sexologia: Alterações sexuais com a idade
Medico: Dr. Paulo branco

Um relacionamento sexual saudável pode afetar positivamente todos os aspectos de sua vida, incluindo sua saúde física e sua autoestima. Apesar de os filmes e a televisão insinuarem que o sexo é apenas para adultos mais jovens, isso não é verdade. A necessidade de intimidade é imutável.
Todavia, a idade produz alterações físicas que podem afetar a sexualidade. Uma das alterações sexuais mais comuns é uma redução gradual do tempo para ficar excitado, para consumar o ato sexual e para estar pronto para ter sexo novamente.
Nas mulheres, a maior parte das alterações sexuais físicas está ligada à menopausa e a níveis reduzidos de estrogênio. Leva mas tempo para a vagina dilatar-se e lubrificar-se quando a mulher está excitada sexualmente. As paredes da vagina ficam mais finas, mais secas e menos elásticas. Essas alterações podem tornar a relação sexual menos confortável. Depois da menopausa, algumas mulheres também têm menos interesse sexual. Isso tem mais haver com uma redução na testosterona do que no estrôgenio. A testosterona regula o impulso sexual, quer você seja homem, quer seja mulher.
A proporção que os homens envelhecem, podem descobrir que demora mais para terem uma ereção. As ereções podem ser menos firmes, e alguns homens podem não ejacular ao terem um orgasmo. Você também pode precisar de mais tempo entre as ejaculações. O envelhecimento não causa disfunção erétil ( impotência), embora seja mais comum nos idosos. As causas comuns são abuso de álcool, medicamentos, fumo e doenças como o diabetes e aterosclerose.
Essas alterações físicas certamente não significam que sua vida sexual esteja chegando ao fim, porém você talvez tenha de redefinir algumas de suas expectativas e suposições. Manter sua capacidade de fazer sexo à medida que você envelhece depende tanto de sua mente quanto de seu corpo. Se você fica embaraçado ou envergonhado pela mudança em suas necessidades sexuais, sua ansiedade pode afetar sua capacidade de ficar excitado. O estresse de se preocupar demais com o desempenho pode causar impotência nos homens ou falta de excitação nas mulheres.

O que você poderá fazer?
Existem formas de adaptar-se às mudanças nas necessidades, padrões e desempenho sexuais, estão vamos lá:

- Não se apresse: As preliminares mais longas podem ajudar aos homens a se excitarem e podem ajudar a estimular a lubrificação natural nas mulheres. Fazer as coisas devagar pode ajudá-lo a evitar a ansiedade em relação ao desempenho.

- Use um lubrificante: Se você é uma mulher com secura vaginal, experimente um lubrificante à base de água ou quem sabe converse com o seu medico sobre os cremes a base de estrogênio. Relações sexuais regulares ajudarão a manter a lubrificação e a elasticidade vaginal.

- Converse com seu parceiro ou parceira: A comunicação aproxima você e seu parceiro ou parceira. Discuta as mudanças pelas quais você está passando e o que seu parceiro ou parceira pode fazer para adaptar-se durante as relações sexuais.

- Altere sua rotina:
Mudanças simples podem melhorar sua vida sexual. Mude a hora do dia na qual você tem relações sexuais para uma hora na qual esteja com o máximo de energia. Como pode levar mas tempo para você se excitar, reserve tempo para preparar o cenário para o romantismo, como um jantar romântico  ou saindo a noite para dançar. Experimente uma nova posição sexual.

- Controle as suas expectativas:
Se você não praticava relações sexuais com muita frequência quando adulto mais jovem, não espere fazer muito sexo quando for idoso. Os parceiros que têm relações sexuais frequentes quando são mais jovens têm mais probabilidade  de continuar assim enquanto envelhecem.
- Cuide-se:
Uma dieta saudável  associada a prática regular de exercícios físicos, como uma caminhada de 30’por dia e boas horas de sono manterão o seu corpo ajustado com precisão.

- Coloque sempre a camisinha:
A AIDS aumentou entre pessoa de mais idade, homens e mulheres  pela  falta de costume de usar a camisinha na relação, ativa ou passiva. Lembrar que todas as pessoas sexualmente ativas, independente da idade, podem contrair doenças sexualmente transmissíveis, como HPV, AIDS, sífilis, hepatite e gonorreia.

- Medicamentos:
Acho que foi maravilhoso e um presente da medicina para esses pacientes os medicamentos que favorecem a ereção. Se necessário converse com o seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário