Seja bem vindo ao Blog da Saúde LGBT

Neste espaço o Dr. Paulo Branco ira continuamente publicar matérias além de responder duvidas
relacionadas a Medicina e Qualidade de Vida voltadas a população LGBT. Este espaço no entanto,
não substitui a consulta médica, que deverá ser feita pelo médico, no consultório, de corpo presente.





Alguns amigos e pacientes do Dr. Paulo Branco que inspiraram ele a fazer esse Blog.

Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

sábado, 23 de julho de 2011

Hernia Inguinal ou da virilha: Experiencia cirurgica dos ultimos dez anos com a tela ou protese, houve uma grande evolucao!

Medico responsavel: Dr Paulo Branco
Hernias da virilha, tratadas com tela:
Nos ultimos dez anos temos tratado as hernias da parede abdominal ( Inguinal, umbilical, epigastrica e incisional ) com a colocação de uma tela ou protese constituida de material resistente, compativel com o organismo e com excelente resultado. Os pacientes geralmente são atletas e realizam uma parte dos exercicios com peso o que seguramente aumenta a pressão da cavidade abdominal aumentando o abaulamento na virilha, isto é a hernia. Realizamos os  procedimentos em centro cirurgico devidamente equipado com sedação feita por anestesista experiente com monitorização de todos os sinais vitais do paciente. Geralmente os pontos são retirados com uma semana e os pacientes retornam as suas atividades brevemente. A recidiva ou retorno das hernias com esta tecnica foi de 2%.
Comentário: Dr Paulo Branco
Na moderna cirurgia da hernia inguinal ou virilha há uma tendência motivada pelos menores indices de recidiva pela colocação da tela o que eu estou de acordo, principalmente em atletas que pretendem voltar a praticar os exercicios fisicos o mas precocemente possível. A correção cirurgica atraves dos pontos com fios adequados é usada largamente e também com bons resultados. A cirurgia deverá ser realizada por especialista com profundo domínio sobre a a anatomia local, pois a identificação precisa e correta desta anatomia terá uma influencia direta sobre o resultado ja que os pontos ou a tela deveram ser fixados nos tecidos corretos. Um cuidado muito importante que compete ao medico e de informar ao paciente que as hérnias da parede abdominal podem coexistirem no mesmo paciente. Eu sempre examino todas as regiões onde as hérnias poderão ser encontradas, como exemplo temos a bilateralidade das hérnias da virilha ou inguinais e destas com a hérnia umbilical que poderá ocorrer em 10% dos casos. Esse cuidado evitara que uma hérnia deixe de ser diagnosticada e tratada. Como eu opero com muita freqüência em hospitais e clinicas de cirurgia plástica, os cirurgiões plásticos me chamam para realizar primeiro a correção da hérnia para em seguida realizar o procedimento estético. Essa e a conduta correta porque o intestino em alguns casos poderá fazer parte da hérnia e o cirurgião evitara um acidente. Cirurgiões plásticos bem orientados realizam uma ultra-sonografia da parede abdominal para afastar as hérnias. Uma outra evolução de grande importância nos últimos anos e que tenho feito a correção cirúrgica de todas as hérnias com anestesia local mas sedação e o paciente tem alta ao acordar sem os riscos da anestesia geral ou bloqueio como a raquianestesia. Os pacientes se expoe menos ao risco da infecção hospitalar e o retorno as suas atividades se faz de maneira mas rapida.

Hernia umbilical:
E uma das hernias que mas tenho operado com os cirurgioes plasticos. Na regiao umbilical o anel ou orificio da hernia e geralmente muito estreito, o que aumenta a incidencia de complicacoes como o encarceramento da hernia. Na pratica eu comprevei uma maior incidencia desta complicacao e para a sua melhor compreencao a hernia estando encarcerada, significa que a mesma esta presa tornando o seu conteudo um alvo fixo para a canula de lipoaspiracao. A melhor conduta e a que eu tenho adotado com os cirurgioes plásticos, eu opero antes da lipoaspiracao, tanto a hernia inguinal como a umbilical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário