Seja bem vindo ao Blog da Saúde LGBT

Neste espaço o Dr. Paulo Branco ira continuamente publicar matérias além de responder duvidas
relacionadas a Medicina e Qualidade de Vida voltadas a população LGBT. Este espaço no entanto,
não substitui a consulta médica, que deverá ser feita pelo médico, no consultório, de corpo presente.





Alguns amigos e pacientes do Dr. Paulo Branco que inspiraram ele a fazer esse Blog.

Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

HPV: Perguntas e resposta Dr Paulo Branco


HPV: Perguntas respondidas pelo Dr. Paulo Branco
Unidade para tratamento do HPV:
Fones:
Vila Olímpia: 11- 38467973 c/ Fatima
Lapa: 11 – 986663281 C/ Monica

Colposcopia anal

HPV ou Condiloma pereanal


1-       Qual a faixa etária mais atingida?
Resposta: Nos últimos anos a faixa de idade mas acometida foram os adultos jovens com idade entre os 20 e 24 anos, período em que a atividade sexual e maior.

2-       Como o vírus penetra no organismo?
Resposta: Esse vírus precisará encontrar uma abertura na pele e através desta chegará a sua camada mas profunda descrita como basal onde se instalará dentro destas células comandando o seu DNA a espera de uma oportunidade para se multiplicar.

3-       Como se multiplica?
Resposta: Quando houver uma multiplicação das células da camada basal os vírus se multiplicam também chegando até a superfície da pele formando o que em medicina de chama de apudoma que no caso serão as verrugas.

4-       Uma vez no meu organismo eu sempre terei a doença?
Resposta: Se não ocorrer a replicação ou multiplicação, o vírus permanecerá no organismo inofensivo ou latente e portanto sem causar as verrugas.



5-       Quanto tempo levara para o aparecimento das verrugas?
Resposta: A fase de incubação poderá demorar de 4 a 8 semanas até 6 a 7 meses e o seu aparecimento tem uma relação direta com a resistência imunológica dos pacientes. Em alguns pacientes poderá levar anos para se manifestar.

6-       Quais exames serão importantes eu fazer apos a retirada das verrugas?
      Resposta: Os exames são o clinico, peniscopia, anuscopia ampliada e a  colposcopia anal.

7-       Quais as indicações da colposcopia anal?
Resposta: Prurido ou coceira anal crônica, imunodeprimidos, portadores do vírus HIV, homossexuais do sexo masculino e para o controle de pacientes que retiraram cirurgicamente as verrugas.

8-       Todos os pacientes infectados formarão as verrugas?
Resposta: Não. A forma mas frequente ou comum de manifestação do vírus é a subclínica ou assintomática na qual o vírus habita a camada mas profunda da pele não formando as verrugas que acomete 10% dos pacientes infectados.

9-       Em que tipo de relação sexual é mas frequente?
São mas frequentes na relação anal passiva, onde a solução de continuidade criada na pele pelo atrito é maior.

10-Qual a consequência da infecção simultânea pelos vírus HIV e HPV?
Resposta: A incidência do HPV em pacientes HIV vem aumentando nos últimos anos principalmente quando os pacientes apresentam níveis de anticorpos chamados TCD4 abaixo de 500/uL.

11-Quantos tipos de vírus existem?
Resposta: Existem mas de 200 tipos virais, sendo que 40 desses infectam a região anogenital.

12-Quais os tipos cancerígenos?
Resposta:
Tipos de alto risco: 16, 18, 31 e 45
Comentário: Esses foram os tipos mas frequentemente isolados nos pacientes com Câncer anal.



13-Qual o risco de contrair o HPV?
Resposta: Baixo risco
Comentário: Em 90% dos casos os vírus são destruídos pelos seus anticorpos e não reproduzem a doença clinica ( Verrugas ) que ocorre em 10% dos pacientes contaminados.

14-Quais regiões os vírus poderão acometer?
Resposta: Poderá acometer a mucosa retal e uretra peniana, canal anal, a pele das regiões perianal e da virilha.

15-A associação das partes contaminadas se da com frequência na sua experiência?
Resposta: Esse tipo de contaminação foi mas frequente em mulheres e a anal geralmente foi secundaria a genital
16-Na sua clinica em que tipo de pratica sexual o HPV foi mais frequente ?
      Reposta: Em homens que praticam   o sexo anal com outros homens.
       Comentário: Tenho observado na minha clinica, que nos pacientes com HIV as verrugas estavam localizadas dentro do canal anal em mas da metade dos casos e em muitos destes casos essas verrugas não foram diagnosticadas e tratadas em outras clinicas. Lembrar que essa observação é de grande importância clinica pelo fato do câncer anal tem uma frequência maior nos pacientes com HPV e HIV.

17-Quais as formas de apresentação clinica da doença?
Resposta: As verrugas de coloração esbranquiçada únicas ou múltiplas e de superfície rugosa foi a forma de apresencao clinica mas frequente da infecção pelo HPV, mas poderá aparecer na forma de manchas avermelhadas e mas raramente na forma infecciosa como uma fístula.

18-Como detectar o vírus na doença assintomática?
Resposta: Tenho realizado a colposcopia anal ou anuscopia de alta resolução associada ou não a citologia oncótica.

19-Retirei as verrugas há dois meses e no momento estou com muita coceira o que devo fazer?
Resposta: A coceira ou prurido anal em quem já retirou as verrugas poderá ser um sintoma indicativo de infecção assintomática da doença. Casos como o seu eu faço uma anuscopia que se negativa para HPV, solicito a colposcopia anal.

20-Tratei as verrugas dentro do ânus com pomada o que não resolveu e estou com muita dor as evacuações e sangramento, qual a sua orientação?
Resposta: Você poderá esta com um estreitamento anal consequente a cicatrização da  cirúrgica realizada. as
Comentário: Se o grau de estreitamento for leve a moderado eu primeiro tento sessões de dilatação anal com instrumento adequado associado a uma dieta rica em fibras. No estreitamento severo eu prefiro a cirurgia com o laser.




21-Fui operado de um grande condiloma anal que o medico diagnosticou como acuminado há quatro meses e fiquei com um estreitamento anal severo que o medico optou pelo tratamento clinico, esta correto?
Resposta: A minha conduta no estreitamento severo é a cirurgia com laser.

22-Estou com fissura anal e verrugas posso fazer o tratamento com o laser das duas doenças?
Resposta: Tenho feito as duas cirurgias ao mesmo tempo. O detalhe é que eu retiro as verrugas mas baixo a pressão do esfíncter anal por uma pequena incisão feita lateralmente a abertura anal o que tornará a cirurgia menos agressiva e a recuperação menos dolorida para os pacientes.

23-Retirei as verrugas perianais e de grandes lábios da vagina posso ter relação sem risco de contaminar o meu parceiro?
Resposta: Se você fez um bom controle e não apresenta as verrugas poderá ter a relação e se surgir alguma duvida use a camisinha.
Comentário: Já tive vários pacientes para os quais o medico proibiu a relação anal para sempre. Não penso assim e acho que o objetivo do tratamento será de fazer o paciente retornar a sua vida normal.

24-Estou com condiloma acuminado inclusive com acometimento das virilhas, poderei retira-los em uma sessão com o laser?
Resposta: Já tratei de casos como o seu que representam a minoria. Em todos os casos eu retirei todas as verrugas em uma sessão, porem tem cirurgiões que realizam a retirada em duas sessões. Em casos como o seu eu tenho associado antibióticos por via oral.

25-Sou HIV positivo e o meu namorado tem fimose e tratou uma verruga no pênis com pomada, corro risco?
Resposta: Não indico esta forma de tratamento com pomadas. É conhecido que a recidiva ou retorno do HPV é mas frequente em pacientes com fimose porque o excesso de pele criará um meio propicio para a multiplicação viral. A minha conduta é retirar a verruga e o excesso de pele com sob anestesia local. É uma cirurgia que eu realizo frequentemente com o laser.


26-Tenho verrugas perianais e em mucosa vaginal posso tratar simultaneamente com o laser?
Resposta: Sem nenhum problema. Primeiro eu retiro as verrugas da mucosa vaginal e posteriormente as perianais.

27-O doutor já teve pacientes com hpv na boca?
Resposta: A contaminação fora da região genital é mas rara. Na boca a concentração do vírus é muito baixa para causar a doença, porem eu acho que para os parceiros recentes ou é melhor usar a camisinha para o sexo oral.

28-Doutor percebi algumas verruguinhas próximas ao ânus e morro de vergonha de ir ao medico, por favor me oriente?
Resposta: Muitos pacientes morrem de vergonha de ir ao medico, principalmente se o medico for um proctologista e a doença for uma DST. O medico tem de entender, tranquilizar e esta junto do paciente para diagnosticar e tratar a doença.
Possivelmente você tem o HPV perianal que poderá ser diagnosticado e tratado com tranquilidade.
Comentário: Essa vergonha de ir ao medico só será benéfica para o HPV e com certeza atrasará em muito o seu tratamento.
 
29-Realizei a retirada das verrugas anais e não consigo ter relação pela dor e sangramento, o que acontece?
Resposta: Casos como o seu na minha experiência foram causados por uma pequena fissura chamada de residual que é consequente a cicatrização da cirurgia anterior. Geralmente essa fissura está associada a um esfíncter anal hipertônico e a um estreitamento da cirurgia anterior. A qualidade de vida fica comprometida e a  relação passiva fica quase impossível, razão pela eu indico tratamento cirúrgico.

30-Doutor qual o resultado do tratamento com pomadas do HPV?
Resposta: Trabalho recente com o uso das pomadas nas verrugas concluiu que houve regressão total em 46% dos casos e diminuição do tamanho e numero em 33% que foram tratados pela cirurgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário