Seja bem vindo ao Blog da Saúde LGBT

Neste espaço o Dr. Paulo Branco ira continuamente publicar matérias além de responder duvidas
relacionadas a Medicina e Qualidade de Vida voltadas a população LGBT. Este espaço no entanto,
não substitui a consulta médica, que deverá ser feita pelo médico, no consultório, de corpo presente.





Alguns amigos e pacientes do Dr. Paulo Branco que inspiraram ele a fazer esse Blog.

Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

domingo, 10 de junho de 2012

Sexo ativo: Orientações para situações que deverão ser evitadas


Sexo ativo: Situações que deverão ser evitado

Proctologista: Dr Paulo Branco

1- Infecciosas:

- Sífilis:
A pele da bolça escrotal não é um local incomum para a lesão sifilítica primaria. Independente de sua localização, o cancro é macroscópico  e histologicamente o mesmo, como por exemplo no pênis. Poderá ser encontrado na junção do pênis com a bolça escrotal em pacientes que usam diversos protetores, de modo que a lesão inicial ou primaria é inoculada no escroto ao invés do pênis. O cancro aparecerá na forma de pápulas avermelhadas ou ulceras de forma endurecidas.  O diagnostico será feito pelo exame VDRL e o tratamento feito com novos antibióticos.

- Escabiose: É uma doença cutânea contagiosa, parasitária, produzida pelo ácaro Sarcoptes Scabie que se abriga abaixo da pele onde deposita os seus ovos e se reproduz. Os ácaros são especialmente ativos à noite e a doença se caracteriza por um intenso prurido ou coceira noturna com inúmeras pequenas vesículas ou ulceras disseminadas pela pele da bolça escrotal e pênis.  As vesículas são rapidamente transformadas em pápulas, pústulas e escoriações que ofuscam as escoriações pelas inflamações locais. O diagnostico poderá ser confirmado por tecido obtido pela curetagem das escoriações e colocados em contatos com soluções de hidróxido de sódio que identificam o acaro. Essa parasitose é curada com soluções a base de enxofre.

- Chato:
Resulta da infestação pelo Phtirius  púbis ( Chato). Este parasita tem um apêndice oral que produz uma lesão por sucção. Ao contrário do piolho comum, que vive nas roupas, o chato se aloja em partes orgânicas que tem pelos como a pubiana com a cabeça escondida dentro do folículo piloso. São adquiridos pelo contato sexual e uma coceira intensa na região pubiana e escrotal associada a escoriações ou pontos vermelhos visíveis a olho nu. A pele deverá ser lavada com água e sabão e associar cremes apropriados que matam os parasitas.

Orientação:
Primeiro você deverá matar os parasitas para posteriormente retomar a sua vida sexual.


2- Varicocele:
É definida como uma dilatação anormal e tortuosa das veias da bolça escrotal. Essas veias poderão da repuxamento e dor surda na bolça escrotal que geralmente melhoram com a mudança de posição. Muitos pacientes referem a piora da dor durante a relação e muitos interrompem. Muitos pacientes se sentem incomodados pela alteração volumosa e acentuada na pele da bolça escrotal que mechem com o seu psicológico pela importância estética. Em pacientes que sofrem durantes anos de varicocele, o aumento da temperatura na bolça escrotal determinado por ela, poderá levar a uma atrofia do testículo com alteração orgânica e estética da bolça escrotal. O diagnostico poderá ser pelo exame clinico local e ultrassonografia da bolça escrotal. O tratamento cirúrgico esta indicado se o sintoma de dor for persistente e se estética comprometer o psicológico do paciente. A cirurgia consiste em retirar as veia dilatadas usando como via de acesso a pele da bolça escrotal ou da região inguinal.



3- Patologias penianas:
- Freio curto: É um pequeno ligamento ou membrana que formada por nervo, artéria e pele que fixa a glande ao corpo do pênis. Quando há ereção este ligamento curto puxa a cabeça do pênis para baixo e distende o nervo gerando uma dor que muitas vezes interrompe a penetração ou causa ejaculação precoce. Tive alguns casos na minha clinica de sangramento por rompimento da artéria do ligamento.
 Orientação:
Tenho feito a secção do ligamento, artéria e nervo com o laser sob anestesia local.
 
- Fimose: É quando existe pele em excesso e um anel de fibrose que impede a exteriorização da glande ou cabeça do pênis. A higiene fica comprometida, muitas vezes com um odor característico e/ou dor pela irritação da glande pelo esmegma ou secreção produzida pelas glândulas existentes na coroa da glande que fica presa por um verdadeiro capacete peniano.
Orientação: Tenho realizado a cirurgia com o laser sob anestesia local com excelente resultado estético e funcional. A cicatrização ocorre geralmente em duas a três semanas e o retorno a atividade sexual com 30 dias.

- Pele em excesso:
A pele em excesso cobre a glande e dificulta a higiene local gerando uma irritação química e crescimento de microorganismos que determinam uma inflamação local conhecida como balanite.
Orientação: Para as inflamações e infecções que ocorrem com grande frequência eu retiro a pele em excesso com o laser sob anestesia local, sempre preocupado com em associar o bom resultado estético e funcional.


- HPV / condiloma / crista de galo
Quando você estiver fazendo o sexo oral no parceiro, antes de uma inspecionada para detectar o HPV que poderá se apresentar como uma verruga ou uma mancha avermelhada em qualquer local do pênis e região púbica. Para os pacientes que tem excesso de pele vale a informação de que esta favorece o crescimento de microorganismos como o condiloma. Se você detectar interrompa imediatamente o sexo oral e realize o passivo somente com a camizinha.
Orientação: Eu retiro as verrugas com o laser e também o excesso de pele que cria um meio favorável para a recidiva do HPV. Tenho associado medicamentos para aumentar a resistência ao vírus, inclusive a vacina para alguns casos.
Se o paciente referir também coceira dentro da uretra estará indicada a analise endoscópica da uretra peniana.


- Secreção uretral:
A  característica como a cor da secreção,  se associada a dor, ardência e coceira são informações importantes para a condução do diagnostico e tratamento.
A secreção deverá ser colhida e armazenada em frasco adequado para ser enviada para um laboratório de confiança para pesquisa de organismos e testa-los para saber que antibiótico são sensíveis.
Orientação: Se você detectar a secreção faça o sexo oral e a relação passiva  somente de camizinha. Se você tem uma relação estável se interesse pelo resultado dos exames laboratoriais do seu parceiro e acompanhe todo o tratamento até o final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário