Seja bem vindo ao Blog da Saúde LGBT

Neste espaço o Dr. Paulo Branco ira continuamente publicar matérias além de responder duvidas
relacionadas a Medicina e Qualidade de Vida voltadas a população LGBT. Este espaço no entanto,
não substitui a consulta médica, que deverá ser feita pelo médico, no consultório, de corpo presente.





Alguns amigos e pacientes do Dr. Paulo Branco que inspiraram ele a fazer esse Blog.

Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Envelhecimento com qualidade, dicas:

Envelhecimento com qualidade
Por vários anos os médicos propagaram e defenderam que o processo de envelhecimento era tão inevitável quanto a passagem do próprio tempo. Consideraram o envelhecimento como sinônimo da deterioração física e mental que todos nós chegamos a aceitar como função normal de ficarmos mais velhos. Um novo modelo de envelhecimento já foi obtido, um modelo que acompanha a nova realidade na qual você pode continuar feliz, sexualmente ativo, vigoroso e forte, buscando suas esperanças e sonhos, e não aprisionado a deterioração do corpo, mente e espírito imposta pelo tempo conforme o conceito antigo do envelhecimento. Os avanços tecnológicos e a melhor compreensão através de estudos científicos da ação conjunta da medicina Ortomolecular (para neutralizar os Radicais Livres) com a nutrição (no combate a obesidade), atividade física (melhorar o sistema cardiorespiratório), terapia de reposição hormonal (para ganhar massa muscular e evitar doenças cardíacas principalmente nas mulheres), genéticos (adotar medidas preventivas para doenças que já existam na família) seja para o tratamento ou prevenção das chamadas doenças crônicas degenerativas (osteoporose,diabetes, arteriosclerose) nos deram agora o conhecimento e os instrumentos para intervir de maneira significativa no combate aos fatores que determinam as modificações físicas ( corporais), fisiológicas (funcionamento dos órgãos) e psicológicos resultantes da ação do tempo sobre os seres vivos impostas pelo envelhecimento.
Definições:

Cronológica: Definida no calendário e sendo considerado idoso o paciente acima de 60 anos. Biológica: É a idade do corpo no qual teremos o aparecimento de sinais críticos de envelhecimento.
Psicológica: A idade que você sente que tem. Causas:
Acredita-se que vários fatores concorram para o envelhecimento desde a herança genética na qual o . e a mãe contribuem com 30% no modo como cada um chega à velhice até outros fatores
o sexo, raça, condições ambientais e estilo de vida que contribuem com 70%.
tores determinantes da longevidade:

%2, pesquisadores de todo o mundo têm estudado a relação da saúde com VarIOS ·.;x)~onamlentos ou hábitos. Saúde e longevidade estão associadas com os seguintes ·::e::J::::iü::JlaIllteS :
dequado (7 à 8hs por dia): Libera substâncias relaxantes (endorfmas)

fracionadas e balanceadas: Para as pessoas que não tem uma alimentação programa de reeducação alimentar com dieta balanceada, isto é 60% de verduras e
~% de carboidratos e 15% de gorduras e fracionada ao longo do dia em calorias de

I e de peso: Para evitar a hipertensדo arterial, diabetes, arteriosclerose, pois o ser are os 20 e 65 anos dobra a gordura em relaחדo a massa muscular.

fo::mar cigarros: Uma tragada de cigarro forma um trilhדo de radicais livres que ~iIrOem o colבgeno e as fibras elבsticas responsבveis pela sustentaחדo e elasticidade da pele detemrinando com isto o envelhecimento precoce alיm de causar vבrias doenחas incapacitantes relacionadas com a inalaחדo de substגncias tףxicas e irritativas presentes na fumaחa do tabaco.

- Consumo moderado de בlcool: O בlcool apףs ser ingerido forma o radical livre hidroxila (aR) que por ser eletricamente muito instבvel י altamente destrutivo para o organismo.

4 comentários:

  1. oi dr tudo bem?
    queria esclarecer uma duvida,
    bom fiz tres cirurgias no intervalo d oito messes. retirei tres cistos pelidoniaise tive muitas complicaçaoe, fikei um ano sofrendo com isso.. queria saber se foi um erro medico terem dado ponto na primeira cirurgia, se eh como voltar tao rapido e se corro o risco de ter q oprerar novamente? desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  2. Sarah obrigado pelo seu e-mail.A cirurgia para retirada do Cisto Pilonidal tem que seguir um protocolo rigoro para o sucesso do tratamento. Eu por exemplo no meu protocolo gosto que o paciente faça uma tricotomia ou retirada dos pelos ne volta do Cisto com o laser, assim não corremos ou diminuimos o risco do cisto voltar. O fechamento é uma conduta adotada por alguns cirurgões. Eu não sou partidario de deixar a ferida aberta e o laser pela economia de tecido me permite fechar todos os casos. A ferida cirurgica deixada aberta, leva muito tempo para cicatrizar e as pessoas não dispõe mais de muito tempo para esperar. Os pontos eu prefiro retira-los com 14 dias.
    um abraço: Dr. Paulo Branco
    www.medicinaintegrada.med.br

    ResponderExcluir
  3. obrigada dr Paulo. mais uma coisa que gostaria de saber;a cirurgia ja esta praticamente fechada nao me atrapalha em mais nada, so que esta escura eu gostaria de saber se vai ficar pra sempre com essa cor escura.? um abraço

    ResponderExcluir
  4. Sarah se voce tiver uma outra de cicatriz de cirurgia anterior terá uma idéia sobre a cor e tamanho. Pessoas de cor mais escura, morena, negra tem tendencia a uma cicatriz mais escura que será a forma do tecido cicatrizado.

    ResponderExcluir