Seja bem vindo ao Blog da Saúde LGBT

Neste espaço o Dr. Paulo Branco ira continuamente publicar matérias além de responder duvidas
relacionadas a Medicina e Qualidade de Vida voltadas a população LGBT. Este espaço no entanto,
não substitui a consulta médica, que deverá ser feita pelo médico, no consultório, de corpo presente.





Alguns amigos e pacientes do Dr. Paulo Branco que inspiraram ele a fazer esse Blog.

Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Entenda a sua anatomia:

Os conhecimentos da anatomia da região anorretal e o mecanismo da continência e da evacuação são imprescindíveis para o diagnostico e tratamento das diversas afecções em Proctologia.
Cólon
Tem aproximadamente dois metros de comprimento e a sua função é a de transportar os resíduos da digestão do intestino delgado até o ânus e de absorver a água dos resíduos liquidos e torna-Ios em fezes sólidas. Quando esta absorção não funciona adequadamente teremos a diarréia. A sua enorme capacidade de absorção o torna o meio favorável para a entrada de muitos agentes infecciosos no . organismo.
Reto
o reto constitui a parte terminal do tubo digestivo, tem um comprimento de aproximadamente 12 a 15 cm e termina em uma linha conhecida como denteada, onde começa o ânus. Sua porção dista I está fixada no osso cóccix sendo conhecida como ampola retal e tem a capacidade de dilatar-se e armazenar fezes até a evacuação. A mucosa da referida ampola contem receptores nervosos sensíveis a distensão por gases, secreções e líquidos (esses usados para estimular a evacuação e a limpeza do reto) de modo que quando o reto está no seu ponto máximo de distensão seus receptores avizam ao cérebro da necessidade do esvaziamento retal. Isto explicaria porque pacientes ansiosos para realizar a limpeza do reto injetam volumes consideráveis de liquidos provocando uma distensão abrupta do reto seguida de uma contração e limpeza somente do reto ficando resíduos fecais acima do reto (cólon) que poderam ser eliminados durante a relação, fato que incomoda e desagrada grande parte dos pacientes durante a relação. A inervação da mucosa do reto recebe o nome de autônoma, isto é, não é dolorosa ao toque. Na parte distal do reto existem coxins ou almofadinhas de mucosa no interior dos quais existem vasos que poderam dilatarem-se e formarem as hemorróidas internas.
Ânus
o canal anal tem aproximadamente de três a cinco centímetros de comprimento é ricamente vascularizado e inervado, sendo a sua inervação chamada de sensitiva ou dolorosa (a mesma da pele), e qualquer doença que afete o canal anal como as fissuras, fistulas, abscessos e o HPV apresentaram a dor como principal sintoma na história clinica do pacienta. Por ser muito inervado e sensível as caricias sobre a região anal durante as preliminares passam a representar um passo importante para a completude da relação.
Esfíncteres
São músculos que estão em volta do ânus e que garantem a continência anal a gases, líquidos e fezes.
- Esfíncter externo
A contração deste músculo é voluntária (obedece ao nosso comando) e permite evitar a eliminação de gases ou fezes no cotidiano ou durante a relação.
- Esfíncter Interno
Esta disposto circularmente em volta da abertura anal, a sua contração é autônoma ( não temos o controle da sua contração) que quando está aumentada e associada a baixa ingestão de fibras e água poderá determinar inflamação, hemorróidas e em especial a fissura anal que sempre tem como causa a bipertonia desse esfíncter. O relaxamento adequado deste esfincter tem uma importância muito grande para uma penetração sem traumatismos para o canal anal e este relaxamento será obtido pela massagem acima referida durante 30 a 60 segundos. Os conhecimentos da anatomia da região anorretal e o mecanismo da continência e da evacuação são imprescindíveis para o diagnostico e tratamento das afecções coloproctologicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário