Seja bem vindo ao Blog da Saúde LGBT

Neste espaço o Dr. Paulo Branco ira continuamente publicar matérias além de responder duvidas
relacionadas a Medicina e Qualidade de Vida voltadas a população LGBT. Este espaço no entanto,
não substitui a consulta médica, que deverá ser feita pelo médico, no consultório, de corpo presente.





Alguns amigos e pacientes do Dr. Paulo Branco que inspiraram ele a fazer esse Blog.

Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

sábado, 20 de julho de 2013

Preservativo: DST, os brasileiros esqueceram de usar.



Clinica: Dr Paulo Branco
Planos de saúde: Trazendo a carteira do seu plano de saúde, terá um desconto nas consultas e procedimentos realizados pelo Dr Paulo Branco.



www.medicinaintegrada.med.br
Clinicas:
Vila Nova Conceição:
 Fátima: 
Fixo. 11 - 38467973
Vivo. 11 - 99912-2513
Lapa proximo ao shoping Bourbon:
Monica: 
0i. 11 - 986663281
Tim. 11 - 98716-4165

Fotos: Clinica







Foto: Video educativo no YouTube




Tema: Preservativos



Atenção: Eles são seus amigos, use e abuse deles.


Não esqueça!


- Introdução:
Conhecida como preservativo masculino ou condom, a camisinha é  uma cobertura fina de látex que envolve o pênis durante o ato sexual, representando o melhor método de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis e o mais importante recurso contra a AIDS. É um método nem sempre bem aceito pelos parceiros, que alegam diminuir o prazer e a sensibilidade por mais fina que sejam as camisinhas modernas. A verdade é que as camisinhas sao de baixo custo, encontradas com facilidade, com relativa facilidade de uso e baixos índices de complicações.  A tendência quase universal vem sendo de recomendar o seu uso rotineiro, em especial, nas situações onde não se tem certeza da monogamia de um ou de ambos os parceiros, no sexo casual e no sexo forte consentido muito, este muito frequente entre os gay's. É preciso saber usá-la de forma correta para que sua função seja comprida. 

- Obedeça as regras para o seu uso:
- O usuário deverá ver se a embalagem não está violada.
- Não apresenta sinais de umidade.
- Esta dentro do prazo de validade. 
- Colocar a camisinha desde antes da penetração. 
- Ar: O abaulamento existente na ponta do preservativo precisará ser apertado para que não se forme uma bolha de ar, o que facilitaria a ruptura do mesmo. 
- Deverá ser retirada logo após o final da relação, apertando junto à base do pênis para evitar um vazamento do esperma e o seu contato com as mucosas.
- Evitar o uso de mais de uma camisinha, que aumenta o risco de perfuração.
- Lubrificação: Sempre a base de água.
- Use o numero adequado.
- Cubra a glande e corpo do pênis.



- Seja responsável: 
Coloque desde o inicio e não no final da relacao quando já poderá ter havido o contágio. Pesquisa concluiu que mas da metade da população brasileira não coloca a camisinha na hora da relação. Em um mundo globalizado que fala aos quatro ventos sobre a importância do uso do preservativo na prevenção das DST,  qual seriam os principais motivos dos brasileiros de abandonarem a idéia de usar o preservativo?
O curioso desta pratica irresponsável é que mais de 95% das pessoas tem esta informação mas não colocam em pratica. Entre os mais jovens, principalmente nas baladas, não recebe o devido valor e as vezes sendo retirado no meio da relação pelo ativo sem que o passivo perceba. O ativo justifica que o preservativo diminui a potência da ereção. Os mais idosos referiram que a sua geração não criou o habito de colocar a camisinha o que foi comprovado em uma pesquisa, na qual 63% dos indivíduos com idade entre 60 a 80 anos realizaram sexo sem preservativo. Na minha clinica aumentou ou dobrou a infecção pelo HIV e HPV nesta faixa etária.

 Comentário: 
- Ao longo dos anos, escutando os pacientes, ouvi frases do tipo:
- Já não tenho tanto medo de pegar AIDS porque já existe tratamento e não se morre mas da doença. 
- Detesto usar o preservativo porque me tira a sensação gostosa do sexo oral.
- Adora o sexo oral, mas com a camisinha parece que estou chupando uma bala envolvida no papel.
- A minha ereção com a camisinha não é a mesma, fico inseguro, querendo logo ejacular e após ejacular fico com ardor forte na uretra ao urinar e as vezes na cabeça do pênis.
- Nas preliminares não uso nunca o preservativo, por me tirar a sensibilidade.


Uso do preservativo pelos brasileiros, como anda?
Uma pesquisa que entrevistou mais de 2 mil pessoas de todas as regiões do Brasil e obteve resultados preocupantes, como a de que 52% dos brasileiros nunca ou raramente usam preservativos, 10% utilizam as vezes e só 37% se protegem sempre ou frequentemente.





- Situações de risco: Cuidado
 Abaixo coloquei as principais situações de risco para contrair uma DST. Leia com muita atenção e não caia nessa.
Nestas situações é comum o passivo e o ativo esquecerem do preservativo.

Comentário: Dr Paulo Branco
Essas situações foram referidas pelos pacientes na minha clinica como as responsáveis pelo contagio por uma DST, portanto você deverá ficar atento e evita-las para não ser o próximo infectado.


Fantasias desprotegidas:


Simpatizantes do fetiche e anilingus
Comentário: Anilingus consiste em estimular a rica rede de terminações nervosas existente na pele perianal e no ânus através de beijos e da língua que desliza para dentro e fora do ânus. Esta pratica aumenta o fluxo de sangue para p pênis, melhorando a ereção. Poderá transmitir DST como a hepatite C, HPV, herpes e gonorreia. A AIDS não é de fácil transmissão por essa via. Na minha opinião e independente da preferencia sexual, as pessoas deveriam durante a relação, principalmente nas preliminares, explorara mais essa região que é altamente excitante e erogena. 



Sexo forte e promiscuidade:
                           Praticantes do sexo forte e da promiscuidade: As DST na minha experiencia clinica tiveram uma incidencia maior na promiscuidade. A OMS define a promiscuidade, quando você tem mais de 2 parceiros por ano.
Comentário: Com a explosão do erotismo e com a facilidade das diferentes formas de relação sexual, desde o amor verdadeiro até o pago, ficará muito difícil nos dias atuais não ser promiscuo. Mantenha a sua vida sexual ativa, pratique as suas fantasias e erotismo mas de forma responsável com  a sua saúde e a do seu parceiro, seja ele quem for.




Sexo oral desprotegido:


                  Sexo oral sem camisinha: O esperma poderá conter os agentes infecciosos, como o HIV e ser absorvido através de ferimentos na boca ou mesmo por processos inflamatórios como as gengivites.
Comentário: Abaixo, sexo oral sadio e seguro, pratique.
- Sempre usar preservativo se não for parceiro fixo.
- Nunca ejacular na boca do parceiro, pois há risco de transmissão de DST.
- Na praticar o sexo oral se houver odor, lesões, verrugas no pênis ou ânus em um dos parceiros.



Doenças que passam desapercebidas:

Herpes pênis: Área vermelha com pequenas bolhas.

Comentário: A pratica do sexo oral é o preferido entre homens. O herpes é uma DST frequente e nesta fase das pequenas bolhas ou vesículas é que ocorrerá a transmissão. O uso da camisinha lhe protegerá do contágio.







Herpes labial: Percebeu, camisinha.






HPV:  Verrugas


Pênis, pele perianal e dentro do canal anal.

Comentário: Esta é a DST que tenho tratado com mais freqüência na minha clinica com o laser, tanto na região anal como no pênis. Praticamente todos os pacientes que eu tratei referiram não usarem o preservativo nas preliminares ou durante toda a relação. No pênis eu sempre retiro as verrugas com o excesso de pele se estiver presente com laser sob anestesia local. Na região anal eu tenho tratado combinando o laser com a detecção das verrugas pelo microscopio. Falar sempre ao paciente que a doença é crônica e deverá retornar para uma analise clinica e microscópica. 








Fissura e ferimentos: região perianal e anal, Risco.
Comentário: Eu peço aos meus pacientes com fissuras e ferimentos a não fazerem o sexo passivo, porque estes representam portais de entrada para DST e outras infecções. Primeiro eu realizo o tratamento adequado com pomadas com alto poder de cicatrização e depois libero para o sexo passivo. Peço para retornarem semanalmente para que eu acompanhe o processo de cicatrização de perto. As vezes os pacientes não resistem a tentação e praticam o passivo, se isso acontecer a camisinha não deverá ser esquecida de forma nenhuma, pelo alto poder de infecção pelos ferimentos.






Hemorroida: Não é causada pelo sexo passivo.
Comentário: O sexo anal não causará hemorroidas ( circulo amarelo), porem se você sangrou ou tiver uma inflamação das mesmas, primeiro trate. Para os pacientes que praticam o sexo passivo eu prefiro uma forma de tratamento mais definitiva, associando a nutrição e comportamentos saudáveis a ligadura elástica e/ou laser.




Sexo ativo e passivo desprotegido, sem preservativo:

        Sexo passivo sem preservativo: Essa forma de contaminação,  por incrível que pareça ainda é  frequente, principalmente no sexo casual, nas baladas e uso de drogas. Aqui o risco de contaminação se da para o ativo e passivo, pela contaminação peniana e anal. 
Comentário: Sempre dê uma olhada durante as preliminares na glande (cabeça) do pênis e na pele perianal em busca de verrugas, areas avermelhadas, secreções, bolhas e sangramentos.






Usar duas camisinhas: 


                        Usar duas camisinhas: Aqui há o risco de uma camisinha deslizar sobre a outra e sair ou de ocorrer uma perfuração pelo atrito entre as duas camisinhas que poderá aumentar o calor local e perfurar.

Comentário: Causas de perfuração.
Uso de lubrificante insuficiente ou inadequado, que mudam a textura dos preservativos, vaselina, ou óleos minerais derivados do petróleo que diminuem a resistência do preservativo que é feito de látex natural, tornando menos resistente ao atrito durante a relação normal ou coito prolongado.



O que fazer se a camisinha estourar dentro do ânus?

- Manter a calma.
- Parar a relação imediatamente e retirar o pênis do ânus.
- Não introduzir nada no ânus para tentar retirar a camisinha ou restos.
- Tentar a evacuação para elimina-la.
-  Os casos que me procuraram, referindo não eliminarem o preservativo, realizei uma endoscopia. 







Usar o numero errado do preservativo:
                Tamanho inadequado da camisinha: A camisinha muito apertada poderá perfurar ou gerar um desconforto com diminuicao da erecao e risco de escape do esperma. A camisinha grande poderá sair dentro do reto durante a relação e se tornar um sexo totalmente desprotegido.  Já tive pacientes nas duas situações. Acompanhei com exames e já tive de retirar  com o anuscopio a camisinha do reto.






Erro na colocação da camisinha:


Camisinha cobrindo somente a glande: É um fato, muitos ativos não colocam a camisinha na hora da relação, deixando para o passivo que poderá coloca-la de forma inadequada como mostra a figura. 

                          Forma correta: Cobrindo quase todo o corpo do pênis.






Saunas: Hábitos e comportamentos errados




              Saunas: Muitos pacientes não acreditam na possibilidade da contaminação por uma DST, na sauna.  



Comentário: Eu pude acompanhar o aumento das DST em pacientes frequentadores de saunas, principalmente nos pacientes com idade superior a 60 anos. Esses pacientes me referiram que não tem o habito e nem a paciência de usar a camisinha quando ativos e nem de controlar o ativo na relação, quando passivos. A promiscuidade foi também muito referida, que costumam subir para os quartos em casais, para realizarem as suas fantasias. Eu acho que todos nós temos o direito de realizar as nossas fantasias eroticas, mas de forma responsável.  

















Nenhum comentário:

Postar um comentário