Seja bem vindo ao Blog da Saúde LGBT

Neste espaço o Dr. Paulo Branco ira continuamente publicar matérias além de responder duvidas
relacionadas a Medicina e Qualidade de Vida voltadas a população LGBT. Este espaço no entanto,
não substitui a consulta médica, que deverá ser feita pelo médico, no consultório, de corpo presente.





Alguns amigos e pacientes do Dr. Paulo Branco que inspiraram ele a fazer esse Blog.

Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Vida gay


Vida de gay
Blog da saúde gay: Dr. Paulo Branco

Estatística:
Segundo dados do censo de 2010  divulgados pelo IBGE o Brasil tem 60.002 casais gays que vivem juntos. Uma pesquisa feita com gays no centro de São Paulo mostrou que:
- Foram vitimas de alguma forma de preconceito: 70% disseram que sim.
-  Discriminação na escola: 35%
-  Outras formas de Discriminação: 25%

Um estudo americano feito na década de setenta no qual foram entrevistados 3.854 gays concluiu que:
- Promiscuidade: 64% não eram promíscuos.
União estável: 39%
-   Homossexuais assexuados por não se aceitarem como homossexuais: 25%

Lugares definidos:
Por ser a minoria os homossexuais geralmente se sentem discriminados e formam grupos de militantes que reivindicam direitos e vantagens iguais aos concedidos aos heterossexuais. Os gays por ser a minoria tem os seus pontos de encontro em bares, saunas, café, boates, restaurantes e até pousadas nas praias para trocarem ideias, preferencias e discutirem estilo de vida sem os olhares críticos dos heterossexuais. Confesso que eu e a minha mulher adoramos frequentar os lugares gays pelo ambiente e as pessoas que são saudáveis, alegres e espontâneas. Me sinto bem e a vontade pela forma com que o publico gay, homens e mulheres  me tratam. Nesses lugares os gays podem namorar abertamente, externalizar o seu lado  romântico, andarem juntos como um casal, discutir a relação e colocar o papo e as fofocas em dia. Os hábitos e as técnicas sexuais usadas pelos casais gays são praticamente as mesmas dos casais heterossexiuais e a ideia de falar que determinadas praticas sexuais são praticadas somente pelos homossexuais, algumas  até perversas,  é infeliz e absurda.

Comentário:
Já sofri na pele esta discriminação. Uma vez na hora da reunião final para fazer o meu consultório em uma clinica no bairro de Moema em SP, a dona da clinica chegou com uma revista Gay nas mãos me perguntando se eu era colunista da revista e atendia aquele publico. Eu respondi que sim e ela falou que não iria misturar aquela gente com os pacientes normais na sala de espera. Mudei de consultório. Graças a Deus as coisas mudaram bastante e hoje eu consigo convidar um casal heterossexual para um evento gay que me convidam sem problemas o que não acontecia até recentemente.

Profissão:
Na minha agenda existem gays exercendo todas as profissões. Por ser mas sensível costuma-se dizer ou até mesmo conceituar determinadas profissões ( Decoradores, cabelereiros, estilistas ) como as de gays o que é um equivoco.

Doenças:
Há uma ignorância enorme em estabelecer uma relação direta entre os gays e doenças por determinados profissionais da área da saúde. As pessoas tem que entender que a preferencia sexual não aumenta as DST que tem uma relação direta com a promiscuidade e o sexo desprotegido. Eu acho que os gays procuram levar uma vida saudável pela pratica regular de exercícios físicos e  uma alimentação saudável.

Comentário: Uma vez eu atendi um paciente que estava revoltado pelo fato de um profissional da saúde quando soube que o paciente era gay pediu uma serie de exames dirigidos para DST. O paciente falou que só queria um atestado para continuar a fazer exercício físico na academia.



Conclusão:
Muitas vezes a sociedade cria o conceito da igualdade entre os gays o que não é verdade porque eles estão presentes em todas as classes sociais, tem alto ou baixo poder econômico, diferenciados ou limitados do ponto de vista intelectual, maduros ou imaturos, dependentes  ou independentes emocionalmente falando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário