Seja bem vindo ao Blog da Saúde LGBT

Neste espaço o Dr. Paulo Branco ira continuamente publicar matérias além de responder duvidas
relacionadas a Medicina e Qualidade de Vida voltadas a população LGBT. Este espaço no entanto,
não substitui a consulta médica, que deverá ser feita pelo médico, no consultório, de corpo presente.





Alguns amigos e pacientes do Dr. Paulo Branco que inspiraram ele a fazer esse Blog.

Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Proctologista: Cirurgias proctologicas mas realizadas pelo Dr Paulo Branco em 2012


As Cirurgias proctologicas mas realizadas pelo Dr Paulo Branco no ano de 2012.
Contato: 011 – 986663281

1- HPV: Foi a mais frequente
A retirada cirúrgica do HPV foi a cirurgia que realizei com maior  frequência e os sintomas referidos pelos pacientes foram:
Presença das verrugas na região perianal e intraretal, essas confirmadas pela endoscopia que realizei durante a consulta na clinica, seguida de coceira e perda de secreção.  O protocolo de tratamento foi a retirada das verrugas com o laser dentro e fora do reto associada a medicamentos que aumentam a resistência ao vírus e a vacina que atua diminuindo a replicação viral contribuindo para a diminuição da recidiva ou retorno do HPV. Os pacientes retornam a clinica para controle que é feita pelo exame clinico e endoscópico e são orientados para a importância da autoanalise na detecção das verrugas que se positiva poderá entrar imediatamente em contato para realização do tratamento. O medico deverá falar ao paciente  que a doença é crônica, não tem cura podendo ser controlada. Não indico pomadas para as verrugas principalmente para as verrugas dentro do canal anal e reto onde eu acho impossível o paciente passar a pomada somente sobre as verrugas.





Principais duvidas que os pacientes tinham sobre o HPV:
- Sobre o contagio:
As informações mas frequentes dadas pelos meus pacientes para a contaminação foram a promiscuidade e o não uso do preservativo.
- Tempo que o HPV leva para se manifestar:
De 2 a 8 meses.
 - Se a contaminação foi pelo parceiro:
Difícil de comprovar se o parceiro não tem ou teve as verrugas. Após presenciar situações difíceis entre os casais no meu consultório até mesmo de acusações e culpas, eu sempre estimulo o dialogo entre os parceiros que é a maneira mas madura, amiga, de apoio, compreensão e de entendimento para que a relação continue.
- Onde a Recidiva do HPV é mas frequente: Foi mas frequente nos pacientes que tinham varias verrugas, o chamado condiloma acuminado e nos pacientes HIV positivo.

2- Hemorroida: Foi a segunda patologia mas frequente e tratada depois do HPV.
Internas: As hemorroidas internas iniciais e sintomáticas ( Sangramento, coceira )foram tratadas pela ligadura elástica associada a um guia com os cuidados comportamentais e alimentares para evitar o retorno da doença. As hemorroidas internas de terceiro e quarto graus foram as de tratamento cirúrgico com o laser sob anestesia  local e os pacientes tiveram alta após a cirurgia. Após retirar as hemorroidas eu preferi realizar o fechamento das feridas cirúrgicas parcial ou totalmente ( técnica de Ferguson ) o que torna o pós-operatorio menos doloroso e a cicatrização mas rápida.

Pelinha ou plicoma: Definida como uma hemorroida externa crônica porque abaixo da pelinha há um vaso. Essa pelinha que fica na volta da abertura anal e por dificultar muito a higiene os resíduos ficam depositados na sua superfície determinando uma intensa irritação e coceira local. Alguns casos que operei havia uma irritação local e as peles praticamente encobriam a abertura anal criando um aspecto estético desagradável principalmente para as  mulheres e gay’s.

Trombose:  Realizei menos que as anteriores. O trombo geralmente aparece como uma bolinha dura palpável pelo paciente que refere dor no local.  A primeira abordagem deste trombo é com medicamentos e calor local e se não houver regressão a retirada cirúrgica com o laser é  a minha forma de tratamento.

3- Fissura anal: Foi a terceira afeção, porem alguns pacientes apresentavam concomitantemente a fissura e hemorroida.
- Fissura anal aguda: Realizei o tratamento conservador com reeducação alimentar com ingestão de fibras associada a medicamentos para baixar a pressão do musculo anal que é a causa da doença e alguns casos eu tratei com o Botox, o mesmo aplicado para tratar as rugas de expressão da face, que atua também diminuindo a pressão do músculo anal o que determinará a cicatrização da fissura aguda.
- Fissura anal crônica: Eu realizei o tratamento cirúrgico com o laser para retirar a ferida e diminuir a pressão do musculo.
Comentário: Casos bem selecionados eu tenho feito uma técnica cirúrgica na qual eu diminuo a pressão do musculo por fora da abertura anal o que evita manipular a abertura anal e a ferida que por si só já judiam muito. A recuperação com menos dor e retorno mas rápido dos pacientes as suas atividades profissionais.

4- Fistula anal:
E uma afeção que eu realizei mas cirurgias do que no ano anterior.  A maioria das fistulas eram únicas e a retirada eu fiz com o laser sob anestesia local. A identificao do trajeto fistuloso pela cateterização precisa com guia metálico feito para este fim e o estudo da sua relação com o músculo esfíncter anal tornam a cirurgia precisa e segura.

5- Cisto Pilonidal:
O meu protocolo de tratamento para os cistos que eu realizei a primeira cirurgia foi realizar uma depilação com laser dos pelos na volta do cisto dando uma margem de segurança e sob anestesia local e sedação eu retirei o cisto com o laser. Para os pacientes que já tinham sido operados do cisto eu solicitei uma ressonância magnética da área, para estudar os limites precisos e profundidades da doença e depois seguir o protocolo do tratamento cirúrgico acima descrito.
Comentário: Eu sempre fecho a ferida cirúrgica que fica apos a retirada do cisto. Este fechamento deverá ser feito com fios apropriados e com técnica cirúrgica adequada. Fechando, observei que houve uma boa cicatrização e retorno mas precoce as atividades profissionais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário