Seja bem vindo ao Blog da Saúde LGBT

Neste espaço o Dr. Paulo Branco ira continuamente publicar matérias além de responder duvidas
relacionadas a Medicina e Qualidade de Vida voltadas a população LGBT. Este espaço no entanto,
não substitui a consulta médica, que deverá ser feita pelo médico, no consultório, de corpo presente.





Alguns amigos e pacientes do Dr. Paulo Branco que inspiraram ele a fazer esse Blog.

Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

segunda-feira, 11 de março de 2013

Estética: Bioplastia facial


Bioplastia facial
Planos de saúde: Trazendo a sua carteira do plano de saúde, terá um desconto nas consultas e procedimentos realizados pelo Dr Paulo Branco.
www.medicinaintegrada.med.br
Clinica:
Fone: 011 - 986663281
e-mail. paulobranco@terra.com.br




Bioplastia:
Conceito: É um procedimento estético, que consiste na injeção de um produto para correção das rugas, depressões e na recuperação dos contornos faciais. O produto será injetado através de cânulas especialmente confeccionadas para este fim. 

Cânula: Ponta romba para evitar a formação de hematomas

Ilustração: Cânula apropiada





Dica para leitura: Livro Visagismo


Avaliação da face:
Uma avaliação estética de um rosto, exige do medico que tenha  uma visão global do mesmo, frontal, perfil, de lado, para que se tenha uma noção exata da harmonia facial. Por exemplo, podemos citar a harmonia de uma face, quando vista de lado:


Ilustração: Envelhecimento facial

ENVELHECIMENTO



Foto: Tabagismo e sol são causas frequentes do envelhecimento da pele facial, pela destruição do colageno.
                                                     Abandone




                              Proteja-se


Ilustração: Esse é o rosto mais perfeito que ja vi, lúcido, iluminado e eterno.





Bioplastia facial:

Face: 
No perfil: O que devemos analisar?


Beckham 

- Nariz: Quando olhado de perfil, o que a maioria das pessoas querem é que a ponta do nariz esteja arrebitada, isto é acima do dorso ou corpo nasal. Acontece que com o envelhecimento o osso maxilar vai sendo absorvido e a ponta do nariz tende a cair e ficar abaixo do corpo nasal. Uma outra alteração estética que incomoda bastante no perfil é uma  elevação óssea no meio do corpo ou dorso do nariz. Ocorre que o osso do nariz, deveria acabar entre as sobrancelhas, mas acaba antes, formando a elevação. Para corrigir esta elevação eu preencho a área acima da elevação, raramente eu preenchi a área entre a elevação e a ponta. Bom é ter o corpo ou dorso do nariz abaixo da ponta, razão pela qual o preenchimento deverá ser feito nesse osso absorvido para elevar a ponta e na ponta do nariz para arrebita-la.

Ilustração:  Seqüência da queda da ponta do nariz nas diferentes idades.




Foto:  Angulo ideal para haver harmonia entre a ponta do nariz e o cupido ou V da boca.



Foto: Os dedos mostram o lugar onde deverá ser feito o preenchimento para elevar a ponta do nariz.

- Cupido ou o V do lábio superior: No perfil esta projetado para fora, tendo uma harmonia com a ponta do nariz.

Foto: Harmonia perfeita entre a ponta do nariz, o V do boca ou cupido e a projeção do queixo.




- Queixo: Projetado também para fora no perfil, apresentando uma configuração semelhante ao cupido e ponta do nariz. No queixo muitas vezes tem um furinho, que é uma marca ou charme que eu preservo no preenchimento, assim como eu tenho o cuidado de não preencher um queixo que ultrapasse os cantos da boca. Quando eu preencho, tenho o cuidado de não exagerar na projeção anterior, para que o contorno do queixo não fique além da ponta do nariz e do cupido.


Ilustração:               Furinho
Mantenha

- Maçã do rosto: Deverá ser proeminente ao contornar os olhos, para tirar aquele ar de cansado do rosto que as pessoas próximas a você te cobram, e abaixo vemos uma depressão ( as bochechas ) que se for bem delineada, pelas mandíbulas, formam o chamado efeito bluch.  

Ilustração: Maçã do rosto.




- Mandíbula: A mandíbula é o limite inferior da face, quando olhamos o rosto no perfil, ela vai do queixo até abaixo do lóbulo da orelha. O preenchimento da mandíbula na maioria das vezes será feito para restabelecer ou recuperar da definição ou criar o efeito bluch.

Ilustração: Linha da mandíbula.    

  




 Na visão frontal: O que devemos analisar? 



Lábios: Os lábios tem uma relação de harmonia com o tipo de rosto, se quadrado, triangular e oval, por exemplo os lábios carnosos e expressivos tem uma harmonia maior com um tipo de rosto quadrado, largo. O tipo do lábio que as pessoas querem variou muito, carnosos, ou somente o lábio inferior carnoso por se acharem mais atraente. Essa relação harmônica entre os lábios e o tipo de rosto tem uma importância fundamental para o resultado, por que muitos pacientes com um rosto pequeno com uma boca como essa abaixo:




Nariz: Observamos o dorso ou corpo, as asas do nariz e a   abertura das narinas. Se olhar de frente e as narinas não aparecerem, poderá indicar a queda da ponta nasal, que poderá ser confirmada olhando a ponta do nariz de perfil ou comprimindo a ponta do nariz para baixo ( ver figura abaixo). Se tiver a elevação óssea no meio do nariz, poderei de frente ver que o dorso do nariz que deveria acabar entre as sobrancelhas, acaba antes, exatamente na elevação.

Foto: Locais que se pode preencher.




Ilustração: Forma de avaliar a rigidez da ponta do nariz.


Nariz: Ponta para baixo e elevação óssea 





Nariz: Ponta para baixo




Nariz: Ponta para baixo




Queda da pálpebra: É um dos sinais que eu sempre avalio. Ocorrerá também pela queda gravitacional.

Ilustração: Queda da pálpebra.







Bigode chinês: Com certeza é o sulco que mas procura a clinica para fazermos o preenchimento. Quando envelhecemos a massa óssea da face vai sendo absorvida, de modo que a pele do rosto perderá a sustentação e pela ação da gravidade desce e formará um sulco, conhecido por bigode chinês. Um outro problema é que os contornos das azas do nariz  ficam imersas dentro deste sulco perdendo a sua harmonia com o corpo e a ponta nasal. O tratamento deverá ser feito pelo preenchimento do sulco em toda a sua extensão, que vai geralmente da aza do nariz até os cantos da boca.

Ilustração: Pele perde a sustentação, desliza e forma o sulco.


Formação do bigode chinês


Ilustração: Compare os lados com e sem bigode chinês.
Bigode chinês

Ilustração: Bigode chinês.


Atenção com as covinhas: As covinhas no lado da boca que aparecem com o sorriso, eu prefiro não preencher, porque geralmente para as pessoas que convivem com a paciente se acostumaram e faz parte do sorriso.


Rugas glabelares: São as rugas decorrentes do habito que você tem de contrair as sobrancelhas quando esta com raiva. Essas rugas inicialmente aparecem, somente quando você contrai a região entre os olhos, mas com o passar do tempo aparecem mesmo sem contrair. Quando se tornam permanentes está indicado o preenchimento. 

Ilustração: Rugas entre as sobrancelhas



Rugas nos cantos da boca: Esses sulcos tambem resultam da absorção ossea. Geralmente eu  faço o preenchimento do bigode chines e dos sulcos dos cantos da boca e por uma mesma via de acesso se pode corrigir o buldog.

Ilustração: Rugas nos cantos da boca.





Queixo: Não poderá ultrapassar lateralmente os cantos da boca, inferiormente o contorno da mandíbula e superiormente respeitar a pequena elevação para a boca.
Observacao: Sea pessoa tem o furinho no meio do queixo, mantenha, por ser uma marca registrada e um charme da pessoa.


Ilustração: Queixo perdeu a definição, enrugado.





Buldog: São duas pequenas bolinhas de pele em cada lado do queixo.

Ilustração: Buldog ( elevações de pele ).




Bioplastia no HIV:
Os medicamentos para o tratamento da doença consomem a gordura facial, comprometendo a sua estética que poderá ser readquirida com o preenchimento. Esses pacientes retomam a sua vida social que para muitos estava comprometida pelo aspecto de suas faces.