Seja bem vindo ao Blog da Saúde LGBT

Neste espaço o Dr. Paulo Branco ira continuamente publicar matérias além de responder duvidas
relacionadas a Medicina e Qualidade de Vida voltadas a população LGBT. Este espaço no entanto,
não substitui a consulta médica, que deverá ser feita pelo médico, no consultório, de corpo presente.





Alguns amigos e pacientes do Dr. Paulo Branco que inspiraram ele a fazer esse Blog.

Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Sexo anal: Perguntas e respostas com Dr Paulo Branco


Dr. Paulo Branco reponde as perguntas mais frequentes feitas pelos internautas no ano de 2011.

Planos de saúde: Trazendo a sua carteira do plano de saúde. terá um desconto nas consultas e procedimentos realizados pelo Dr Paulo Branco.


Blog da saúde Gay
You Tube: 
Busque sexo anal e localize as entrevistas do Dr Paulo Branco:

DR PAULO BRANCO - YOUTUBE - SEXO ANAL













DR PAULO BRANCO - YUOTUBE - SEXO ANAL




















1- As DST são mas frequentemente transmitidas pelo sexo anal passivo?
Resposta: Na literatura medica as DST realmente tiveram uma maior incidência em homens que praticam sexo com outros homens e de uma forma geral em pessoas promiscuis, isto é, que não praticam o sexo seguro. Trabalhos comprovaram que as DST tiveram uma incidência maior em pessoas que praticaram sexo com mais de uma pessoa sem o uso de preservativos.
Do ponto de vista pratico é importante saber que a hepatite e o HIV são transmitidas pelo contato com sangue, enquanto o HPV é pelo contato com a pele. Na relação passiva poderá ocorrer as duas  formas de contagio. O sangue após a relação geralmente é proveniente de pequenas fissuras resultantes de um lado pela lubrificação inadequada e falta de relaxamento do esfíncter anal e pelo outro um pênis de diâmetro considerável usado por ativo apressadinho.



Sexo entre homens:

Promiscuidade:




2- Higiene anal: quanto tempo devo fazer antes da relação?
Resposta: Muitos pacientes usam um volume muito grande de líquidos para a limpeza mecânica intestinal. Quero enfatizar que é importante  fazer a limpeza somente do canal anal ( 5cm) e reto ( 15cm) e para isso são necessários pequenos volumes de uma solução apropriada que deverá ser injetada no reto de forma delicada e com baixa pressão através de uma seringa e geralmente de 30’a 60’antes da relação. Grandes volumes de líquidos ficaram retidos no intestino grosso e você correrá o risco de elimina-lo no momento da relação. O pênis do brasileiro tem um comprimento que varia entre 17/21cm quase compatível com as regiões que deveram está sem fezes, que são o reto e canal anal.



Frasco apropriado: 


Fezes: Higiene somente do reto


Momento: 1h antes da relação.




3-Tenho o habito de me masturbar usando objetos, que cuidados devo ter e corro risco de ficar incontinente?
Resposta: Uma grande variedade de objetos é introduzida no reto na pratica do erotismo anal. Na minha experiência clinica os pacientes referiam vibradores na forma de pênis, lâmpadas, frutas, legumes, velas e muito frequentemente suporte de papel higiênico. Também tenho pacientes que frequentemente apresentam recidiva de fissuras decorrente da pratica da introdução da mão e punho fechado no reto. Outra variante sexual chamada de “esporte aquático “ inclui o uso de enemas com propósitos sexuais que na quase totalidade dos casos resultou em lesões retais. O primeiro cuidado que você deverá ter é com a escolha do objeto ou brinquedo, que sempre deverá ser constituído por um material flexível e ter a ponta romba. Brinquedos com extremidade pontuda ou perfuro cortante jamais deveram ser utilizados pelo grave risco de perfuração do reto ou intestinal. Os cuidados de higiene, lubrificação e relaxamento muscular são os mesmos aplicados  ao sexo passivo. Uma informação importante é que se você tiver dor, pare imediatamente a introdução do dildo e tente somente em outro dia e se a mesma persistir deverá ser examinado por um medico proctologista. Na minha experiência de consultório nunca diagnostiquei um caso de incontinência em pacientes que usaram os brinquedos adequados e de forma adequada.







4- Fui diagnosticado com  fissura anal crônica e a dor me impede de fazer o passivo, qual a melhor forma de tratamento?
Resposta: A fissura anal crônica difere da aguda pelo tempo de existência da  doença, acima de três meses e o tecido formador da fissura que é fibrosado, endurecido e infeccionado. A cirurgia é a forma definitiva de tratamento da fissura crônica  e consiste em retirar a fissura juntamente com  o tecido endurecido sobre qual as pomadas não tem ação e diminuir a pressão do musculo esfíncter anal que é a causa da doença. Tenho feito o procedimento com o laser, sob anestesia local com bom resultado.



Fissura anal:

Fissura anal:




5- Sexo anal prolongado ou feito com grande frequência  poderá ter consequências?
Resposta: Não há relação entre o tempo e frequência do sexo anal com possíveis complicações.  As consequências observadas com maior frequência  foram:
Dor: Geralmente pela proctite que é uma inflamação da mucosa anorretal que resulta geralmente da associação de uma má lubrificação do canal anal penetrado por   um pênis de maior diâmetro e sem um relaxamento adequado do musculo esfíncter anal.
Sangramento: Geralmente pelas fissuras e         hemorroidas internas. Se você tem hemorroidas faça a lubrificação ( lubrificante a base de água ) aplicando o mesmo na parte interna do canal anal.
Incontinência: Muito rara mas pude constatar em pacientes que faziam passivo diariamente durante anos, principalmente incontinência a gases.

Comentário: O Tempo de duração varia e será estipulado pelos parceiros. O prazer é quem define associado ao bom senso. Deverá ser imediatamente interrompido diante de intimidações, pressões  e dor. O final deverá ser espontâneo e determinada pelos parceiros para que não ocorram as complicações acima referidas.


-       6- Eu sentia dor e ardência para urinar e observei sangue no esperma apos uma relação, o que poderá ser?
Resposta: O sangramento poderá ocorrer nos pacientes que apresentam:
-       Prostatitis (inflamação da próstata): Geralmente está associada a dor perineal, durante e após a ejaculação e alguns pacientes referem a sensação de bexiga cheia e acordam a noite para urinar.
-        Uretrite infecciosa ou traumática. Referem os pacientes dor ao urinar.
-       O medico deverá solicitar exames específicos para detecção de bactérias, fungos, e outros microrganismos como clamídia, micoplasma e PPLO possíveis responsáveis pela infecção prostática ou uretral e tratar de acordo com o resultado do antibiograma.


7- Sexo anal passivo causa hemorroidas?
Resposta: Essa é uma pergunta muito frequente. O sexo anal passivo não causa hemorroida. Hemorroidas são varizes, vasos dilatados semelhante aos encontrados nas pernas e a sua causa é a mesma da  dilatação dos vasos em outras regiões do corpo humano. Se você foi diagnosticado com hemorroida e apresenta sangramento, primeiro trate as hemorroidas e depois faça o passivo. Eu constatei que muitos pacientes apresentavam uma congestão ou inflamação ( proctite ) das hemorroidas internas e referiam dor durante a relação passiva. Sempre que você sentir dor durante a relação anal passiva, pare porque algo não vai bem. Nestes pacientes eu prefiro fazer uma analise clinica e endoscópica cuidadosa para constatar se há ou não inflamação que se confirmada deverá ser tratada inicialmente para depois praticar o passivo.

8- A pratica do sexo anal causa mas infecção no ativo do que no  passivo?
Resposta: A pratica do sexo sem responsabilidade e respeito com o parceiro, como o não uso da camisinha parece ser o responsável pela maior incidência das infecções anal e peniana. A proctite ( inflamação do canal anal ) infecciosa e a uretrite ( inflamação da uretra ) infecciosa seguramente são as  afecções mas diagnosticadas nos consultórios dos proctologistas e urologistas, principalmente uma antiga conhecida dos médicos e pacientes que é a gonorreia  muito frequentemente diagnosticada e tratada com antibióticos e ainda observada, por incrível que pareça, em pacientes que não tem o habito de usar a camisinha. O ardor ao urinar associado a eliminação de secreção amarelada representa o principal sintoma da uretrite gonocócica e o tratamento com antibióticos modernos é eficaz. Este ardor associado a eliminação de secreção esbranquiçada é característico da uretrite por fungo mas especificamente pela Cândida.

9-Qual a diferença entre a fissura anal clássica e a consequente ao sexo anal?
Resposta: A fissura anal clássica é causada por um musculo anal muito contraído que impede a chegada do sangue com oxigênio até a fissura para que a mesma cicatrize enquanto a fissura decorrente do sexo anal resulta de uma lubrificação inadequada, um relaxamento inadequado do musculo formador do esfíncter anal interno ou uma desproporção entre a abertura anal e o diâmetro peniano. A fissura clássica geralmente é única enquanto a decorrente do passivo são múltiplas. Os pacientes tratados na minha clinica ganham um livro com todos os cuidados para prevenir esta complicação traumática da relação.

10-Tenho um excesso de pele sobre a cabeça do pênis e tenho tido inflamações repetidas na glande e dor  na ereção muito prolongada, o que poderá ser?
Resposta: Se você tem um excesso de pele cobrindo a glande ( cabeça do pênis ), essa é a causa da irritação da glande, conhecida em medicina como balanite. Esta pele impede muitas vezes uma higiene adequada da glande que associada a proliferação de microorganismos, como a cândida ( fungo) por exemplo,  determinam a inflamação e dor local. Casos como o seu eu prefiro retirar a pele com o laser sob anestesia local. A cirurgia com o laser resulta em um bom resultado estético e funcional que geralmente resolvem as inflamações e infecções de repetição.


11-  Tive HPV dentro do reto o que me tornou inseguro em fazer o passivo pela possibilidade de transmissão ao meu parceiro, como devo me conduzir?
Resposta: É importante que os pacientes entendam que o HPV é uma doença crônica, sem cura e que por isso o acompanhamento através de endoscopia do canal anal e reto tem importância fundamental na detecção da recidiva ou retorno da doença.  Se você tem este acompanhamento que não constatou as lesões e os exames são negativos, estará liberado para a realização do passivo com camisinha para as relações sem compromisso. Se a relação decolar ou nos casos de  relacionamentos fixos, seja honesto com o seu parceiro revelando a afecção diagnosticada. Este dialogo na maioria dos casos é delicado, exige muita compreensão e foco na felicidade do casal. Não poderá ocorrer a desconfiança mas sim a vontade de ajudar o parceiro na solução ou tratamento da virose.

12 – A região anal pode ser considerada erógena?
Resposta: Se pode dizer que o erotismo sexual anal representa uma realidade da vida moderna se constituindo na parte principal da relação homossexual masculina e secundaria na relação heterossexual. Todos os médicos  deveriam  esta conscientes do erotismo sexual anal e se  por razões de opinião pessoal não gostam de lidar com esta  situação encaminhe o paciente para outro medico. A região anal, a pele perianal e a área prostática são ricamente vascularizada e inervada de modo que quando manipuladas de forma delicada poderão representar uma importante área de excitabilidade para o ativo e passivo.


13- Quais as consequências do sexo anal forte  consentido?
Resposta: Poderá ter as seguintes consequências:
Ulcera ou fissura anal: Representa uma das consequências mas frequentes deste tipo de relação sendo caracterizada pelas lacerações na forma de ulceras ou fissuras radiadas que atinge geralmente a pele e mesmo a mucosa do canal anal. O sexo mas forte poderá ser prazeroso e não doloroso desde que as regras de uma boa lubrificação anal e peniana e o massageamento dos músculos esfincterianos seja feito de forma adequado.   Esses ferimentos costumam cicatrizar com o uso de pomadas cicatrizantes adequadas. Tenho atendido pacientes que esperaram a cicatrização espontânea destas lesões, conduta que eu não sou partidário pelo risco de infecção local e pela possibilidade que eu tenho de orientar estes pacientes inclusive com livro educativo. As ulceras decorrentes deste traumatismo apresentam características macroscópicas que um medico experiente poderá pelo toque falar da benignidade e se houver alguma duvida recomendo a biópsia imediatamente. Deveram ser feitos os testes para a gonorreia e a sífilis que poderão causar essas ulceras.


14- Tive um abscesso anal que foi drenado e agora estou com uma fistula que esta me impedindo de realizar o sexo anal passivo, tem uma forma de tratamento não cirúrgica?
Resposta: As fistulas anais são constituídas por dois orifícios e um trajeto. O primeiro orifício esta dentro  do reto e da origem, pelas fezes, a um abscesso que drena em um segundo orifício, localizado geralmente na pele perianal. Essas fistulas poderão fechar espontaneamente, porem algumas permanecem abertas e são extremamente dolorosas impedindo alguns pacientes de realizarem o sexo anal passivo. As fístulas abertas deverão ser retiradas pela cirurgia. Tenho retirado a fistula com o laser sob anestesia local. É uma cirurgia para ser realizada por medico especialista para que a retirada da fistula seja total e não parcial e o risco de incontinência decorrente desta cirurgia seja afastado. A maioria dos pacientes com fístula por mim operados poderam realizar o passivo em media de um a dois meses após a cirurgia.

15- Doutor faço uma boa higiene da região perianal, me apareceram varias pequenas bolhas ou pápulas avermelhadas que estou tratando com pomadas sem resultado, o que seria ?
Resposta: Essas bolhas são diagnosticadas em medicina como Molusco  contagioso e fazem parte das doenças eventualmente transmitidas pelo contágio sexual e que poderão esta presentes sobre a pele de qualquer parte do corpo em crianças, adultos e indivíduos imunocomprometidos como os pacientes com HIV. A transmissão sexual é a via mais importante de contagio da doença comprovada pela maior concentração das bolhas nas regiões genitais. O tratamento é cirúrgico e eu tenho realizado com o laser. O paciente deverá  no final de 4 a 6 semanas ser reavaliado. Na maioria dos casos que eu oporei com o laser sob anestesia local as bolinhas estavam situadas na bolça escrotal.

16- Tenho prolapso retal posso praticar o sexo
passivo?
Resposta: O prolapso como a própria palavra define é a saída de toda a parede do reto através da abertura anal consequente a uma frouxidão dos músculos responsáveis pela contenção e fechamento da fenda ou abertura anal. E mais frequente em mulheres, cerca de seis vezes, aumentando com a idade, atingindo sua maior frequência na sétima década de vida. Tem sido associado na sua etiologia ou causa ao intestino preso, diarreia, pólipos, doenças neurológicas como a esclerose múltipla e a tumores retais. Os sintomas mais frequentes para os casos não complicados são dor, incontinência fecal, umidade, sangramento, coceira, sensação de peso retal e perda de secreção e para os casos complicados pelo encarceramento da mucosa retal é a dor, espasmos e febre. O tratamento poderá ser não cirúrgica com bandas e regulação das fezes. O tratamento cirúrgico poderá ser feito pela via abdominal pela colocação de uma tela que fixa o reto ou pelo períneo. Tenho feito uma técnica pela via perineal que consiste no fechamento da abertura anal com uma tela alinhavada por um fio adequado sob anestesia local e sedação com bom resultado. Enquanto não tratar em definitivo o prolapso retal desaconselho a pratica do sexo passivo.

17- Tenho uma pele perianal que me incomoda profundamente, principalmente do ponto de vista estético na relação passiva, o uso de pomadas não resolve, como solucionar?
Resposta: A presença de pele ou pelinhas na região perianal, diagnosticada em medicina como plicoma, é a patologia que eu seguramente atendo e trato com mais frequência no meu consultório com o laser pelos bons resultados estéticos e funcionais.  Os pacientes queixam-se de dor, coceira e sangramento local. A referida pelezinha quando presente poderá indicar duas patologias:
-       Fissura anal crônica: É uma pequena feridinha anal que poderá desencadear na sua volta uma reação do organismo na forma de uma pequena pelinha conhecida e diagnosticada como Plicoma. Aqui a inspeção  medica local será dolorosa pela presença da ferida.
-       Trombose hemorroidária:
O sangue coagula dentro da hemorroida que é um vaso com sangue no seu interior. O detalhe é que este vaso está fora do anus, sendo recoberto por pele, esta por sofrer a compressão do coagulo hemorroidário perde a elasticidade e se torna uma pelinha flácida.

Tratamento:
A cirurgia é a única forma definitiva de tratamento do plicoma e deverá retirar o coagulo e o vaso doente.
       


Comentário:
Para os casos de fissura anal associada o cirurgião deverá retirar a fissura, plicoma e diminuir a pressão no musculo formador do esfíncter anal.

Na relação passiva:
Se você se senti incomodado, pela coceira consequente a irritação da pelinha pelas fezes que ficam retidas sobre a superfície desta dificultando a higiene local e dor pelo traumatismo na relação por uma lubrificação inadequada evite a relação e retire a pele.



      
18- Tenho tido um prurido ( coceira ) anal após a relação anal passiva, o que poderia ser?
Resposta: A coceira após a relação passiva poderá ser:
- Hemorroida: A hemorroida poderá drenar secreção que irritara a pele da região perianal.
- Dermatite ( inflamação da pele ) por cândida.
- Fistula perianal: É uma infecção de origem retal que drena secreções sobre a pele determinando  a coceira local.
- Fissura traumática: São pequenos ferimentos na volta da abertura anal, dispostos de forma radiada. 
19- Sexo anal passivo tem relação com o câncer anal?
Resposta: O  câncer anal é considerado um tumor de muito baixa frequência dentre os tumores do sistema digestório. Não tem nenhuma relação de causa com  o sexo anal passivo feito de forma segura. O câncer anal tem relação com o HPV, Condiloma ou verrugas anais. Em pacientes com diagnostico de câncer anal o hpv tem alta incidência.

20- Doutor tenho prostatite crônica a pratica do sexo ativo poderá piorar?
Resposta: A prostatite crônica caracteriza-se pela presença de pequenas calcificações ou cálculos no interior da glândula que  dificultam a drenagem das secreções através dos pequenos ductos prostáticos para fora da glândula, determinando uma congestão glandular e favorecendo pela estase das secreções o aparecimento de infecções por germes oportunistas. A ejaculação parece favorecer  a drenagem destas secreções com diminuição da congestão prostática, crescimento de bactérias com consequente melhora dos sintomas. Na pratica os pacientes referem melhora dos sintomas da prostatite crônica apos a ejaculação. Antigamente os médicos usavam a massagem prostática para favorecer esta drenagem.


21- Sou inseguro em relação a camisinha que já estourou duas vezes dentro de mim?
Resposta: Felizmente o uso da camizinha é obrigatório na relação casual e no inicio de uma relação duradoura por evitar as DST. Procure usar as camisinhas feitas de material resistente, de tamanho adequado e com uma boa lubrificação.  
22- Tenho uma relação estável há alguns anos e apareceram umas verrugas na região anal, será que eu contrair do meu parceiro?
 Resposta: Como eu atendo e trato  muitos casais gay a sua dúvida ocorre com muita frequência no meu consultório. O tempo de incubação deste vírus poderá ser longo para você e seu parceiro. Neste caso o ideal será examinar o casal. A honestidade das informações e um bom dialogo são de fundamental importância para  o resultado de qualquer forma de tratamento das verrugas. A melhor forma de conduzir esta situação é manter a calma, tratar as verrugas de preferência com o laser associado a medicamentos que melhorem a sua resistência ao vírus e continuar confiante na relação.


23- Tenho hérnia inguinal que já está na bolça escrotal e que piora com a relação ativa e passiva, não queria fazer a cirurgia?
Resposta: A hérnia inguinal como as demais hérnias, tem na cirurgia a sua forma de tratamento definitivo. Toda postura ou esforço que aumente a pressão na cavidade abdominal, como nos exercícios físicos e na relação, produzem um aumento da hérnia e dor. Eu tenho feito a cirurgia sob anestesia local e sedação com alta algumas horas após a cirurgia. A moderna cirurgia da hérnia requer a colocação de uma tela e a possibilidade de recidiva ou retorno da hérnia com esta técnica varia de 2% a 5%.

24- Tenho hemorroida há alguns anos, sou fisiculturista e quando faço qualquer esforço a mesma sai o que tem me incomodado bastante, qual a melhor forma de tratamento?
Resposta: A saída da hemorroida que em medicina se chama de prolapso, ocorre com uma frequência considerável em atletas que praticam esportes com peso. Esses atletas geralmente me procuram desesperados pelo sintoma referido acrescidos em alguns casos com dor e sangramento que mancham a cueca. Eu tenho retirado a hemorroida prolapsada sob anestesia local e laser.   


25- Fui operado de hemorroida há 01 ano atrás e atualmente não consigo ter vida sexual devido a uma fissura anal que me apareceu apos a cirurgia de hemorroida, como aconteceu e qual o tratamento?

-       Resposta: A fissura referida é chamada em medicina de residual e poderá resultar da:
-       Cirurgia para hemorroida: A cirurgia para hemorroida poderá determinar um estreitamento anal que dificultará a cicatrização com aparecimento da fissura. Ocorre que as fezes ao saírem determinam um esgarçamento local  que é a fissura anal residual.
-       Pressão aumentada do musculo formador do esfíncter     anal: Muitos pacientes com hemorroida apresentam hipertonia do esfíncter anal. Essa pressão aumentada poderá dificultar a passagem das fezes com consequente esgarçamento e aparecimento da fissura.
-       Comentário: Nos pacientes jovens que operam as hemorroidas os cirurgiões diminuem a pressão do esfíncter anal com diminuição da dor e menor incidência de fissura residual.


26- Doutor tenho cisto pilonidal e vejo na internet o resultado das cirurgias que deixam a ferida cirúrgica aberta,  fico horrorizado e com medo de realizar a cirurgia. Lendo seus artigos queria optar pela técnica fechada, quais as vantagens?
Resposta: Eu sempre me pergunto porque os cirurgiões em casos possíveis não fecham a ferida cirúrgica apos a retirada do cisto pilonidal. Se a ferida fica aberta o paciente enfrenta o tormento de três meses, em media, para ocorrer a cicatrização. Entenda por tormento a dor, o contato das secreções com a roupa produzindo certo odor e desconforto social e o estresse e ansiedade gerados pela morbidade da técnica cirúrgica aberta. Nos casos que apresentam uma grande infecção ou uma ferida cirúrgica extensa o cirurgião poderá não conseguir fechar com fios cirúrgicos apropriados a ferida e a conduta será deixar aberta. Eu procuro operar sempre fora da fase de infecção e todos os casos por mim operados foram fechados com fios e técnica adequadas para esta cirurgia.

Comentário: O uso de fios com agulhas adequadas para a chamada sutura subtotal de sustentação representou a grande estratégia técnica para a obtenção de melhores resultados da técnica fechada que eu sempre realizo.

27- Tive vários episódios de sangramento retal vermelho vivo , sendo que na maioria das vezes o sangue  veio junto com as fezes, que exame devo fazer?
Resposta: O tipo de sangramento digestivo referido pelo paciente geralmente já me orienta sobre a possível causa do sangramento. Quando o sangue é vermelho vivo e vem misturado com as fezes geralmente tem a sua origem no intestino grosso e eu peço uma Colonoscopia longa que é um exame endoscópico que estuda com detalhes toda a mucosa intestinal.

   28-  Foi diagnosticado um pólipo no reto, o meu pai teve um câncer de reto tenho risco de ter a mesma doença?
Resposta: A informação mais importante do câncer atualmente é a genética. Se você tem um caso paterno é melhor fazer a colonoscopia. Você fez certo porque a colonoscopia já diagnosticou e retirou o pólipo. Espere um ano e repita a colonoscopia.

29- Fui operado de fistula duas vezes e no momento continuo com drenagem de secreção  no mesmo local, será que voltou?
Resposta: A principal causa de retorno das fistulas perianais apos tratamento cirúrgico é a retirada incompleta da fistula. As fistulas são formadas por dois ou mais orifícios e trajetos. Estes trajetos geralmente tem uma relação anatômica de proximidade com os músculos formadores do esfíncter anal e o cirurgião por motivos técnicos não retira esta parte da fistula que permanece dando inicio a uma nova fistula com todos os sintomas já experimentados pelo paciente. Recentemente eu passei a usar um guia que não permite de nenhuma forma a realização de uma cirurgia incompleta das fistulas perianais.

Comentário sobre este guia: Dr. Paulo branco
Eu estava em um borracheiro quando deparei com o guia metálico acima referido. Imediatamente pensei que poderia utiliza-lo para o tratamento das fistulas e de uma outra doença que é o cisto pilonidal. Sempre falo que este instrumento tornou a cirurgia mas segura em relação a retirada total da fistula. Foi fantástico porque exterioriza toda a fistula tornando o procedimento cirúrgico simples de ser realizado.

30- A menos de um mês fui operado para retirar um grande trombo hemorroidário, ontem estava tomando banho e senti outro trombo em local diferente do primeiro, porque voltou?
Resposta: O trombo é um coagulo formado pelo sangue dentro do vaso hemorroidário. Existem outros vasos anorretais que poderão coagular novamente. Estes coágulos se formam dentro de um vaso que esta doente e não consegue mais vencer a pressão do musculo formador do esfíncter anal. Quando eu opero estes pacientes retiro o coagulo com o vaso doente e baixo a pressão do esfíncter anal para evitar que outros vasos coagulem.

31- Tenho fissura anal crônica, já realizei duas aplicações de Botox com o meu medico fora do Brasil, tive melhora dos sintomas porem continuo com a doença,  fico curada com  Botox?
Resposta: A causa da fissura anal é a pressão aumentada do musculo esfíncter anal.  A toxina botulínica bloqueia a acetilcolina que é um neurotransmissor que faz o estimulo passar do nervo para o musculo com consequente contração do mesmo. Na fissura anal crônica o tecido que forma a fissura já esta endurecido, infeccionado e geralmente ha um excesso de pele chamado de plicoma sentinela e uma papila anal aumentada dentro do reto. A toxina melhora o sintoma dor pelo relaxamento muscular que produz porem não tem nenhuma ação sobre a fissura anal crônica e seus constituintes, plicoma sentinela e papila hipertrófica. Portanto embora você não refira dor como sintoma ao toque a fissura continua. 

32- Olá Dr. Estou com um problema, ao fazer a limpeza com o papel higiênico, machuquei meu anus e em volta dele, agora toda vez que vou ao banheiro nem posso abrir as pernas, e as feridinhas não cicatrizam nunca, o que posso fazer? Obrigado.
Resposta: A associação do uso de um papel higiênico de má qualidade com a forca que se faz para a higiene anal representam a principal causa da dermatite e fissuras perianal. Microorganismos oportunistas como a cândida (fungo) que habitam a região podem infectar a pele e determinar uma vermelhidão com coceira intensa que é uma patologia muito frequente no meu consultório. O tratamento é fácil e consiste em evitar o uso do papel higiênico associado a pomadas especificas para este fim.

Comentário: Dr. Paulo Branco
A pele de todo o corpo é revestida por uma fina camada de gordura que a protege de agentes agressores do meio ambiente. Ao limpar a pele o faça de forma delicada para não retirar esta camada de gordura e expor a pele a agentes nocivos.




33- Estou com dor para evacuar, um pequeno sangramento, o que será?
Resposta: Na minha experiência as principais causas proctologicas de dor anal, fissura e proctite, estavam presentes em pacientes que ingerem pouca quantidade de fibras na alimentação e baixos volumes de líquidos durante o dia. A resultante são fezes endurecidas que machucam o anus e o canal anal determinando o aparecimento das doenças acima referidas. Além de ter que mudar os seus hábitos alimentares com uma dieta rica em fibras você terá de usar pomadas que tenham ação antiinflamatoria sobre o canal anal.

34- Olá Dr Paulo gostaria de tirar uma duvida, tenho na parte interna do anus uma pequena bexiguinha, bem molinha  que as vezes sai com qualquer tipo de esforço, estou preocupado o que será?
Resposta: Existe na parte interna do canal anal papilas
que poderão inflamar, aumentando o seu tamanho e podendo sair pela abertura anal. O diagnostico em medicina é de papilite e o tratamento usualmente é feito com pomadas adequadas associada a uma dieta rica em fibras com o objetivo de desinflamar a papila e melhorar o sintoma de dor e ardência local porque esta papilite geralmente está associada a uma inflamação do anus conhecida como proctite. Se não resolver a retirada cirúrgica esta indicada. É uma cirurgia geralmente simples feita sob anestesia  local que faço com o laser.
Comentário: Essa papila inflamada poderá ser o inicio da formação de um abscesso perianal porque as bactérias das fezes poderão penetrar no interior da papila, se multiplicarem no seu interior e formarem um abscesso que crescerá na direção das nadegas e geralmente necessitam de drenagem cirúrgica.

35- Doutor meu namorado tem herpes genital e ultimamente tem tido recidiva ( pequenas bolhas), corro risco de infecção pelo vírus?
Resposta: Se a pessoa teve contato com o vírus, passará a ser portadora, e não há cura. Das pessoa infectadas (cerca de 90% da população mundial ) formam anticorpos que destroem os vírus e não apresentam os sintomas da doença. Os 10% restantes não formam esses anticorpos e terão os sintomas e a recidiva da doença ( bolhas) de tempos em tempos. A única maneira de não ser infectado pelo vírus da herpes é não entrar em contato com as lesões visíveis ( pequenas bolhas agrupadas)existentes na pele de pessoas contaminadas, tanto no herpes labial( tipo 1)quanto no genital ( tipo 2).

Veja as formas de contaminação:
Herpes labial: Pode haver contaminação pelo beijo, copos e talheres e poderá atingir também as bochechas, nariz e olhos.
Herpes genital:
É mais transmitido pelo contato sexual e poderá acometer as nadegas e coxas.

Comentário: O vírus da herpes reside em gânglios profundos e quando você tem uma baixa de resistência por estresse, traumas, cansaço, Exposição ao sol, frio intenso, tensão emocional há uma queda na sua imunologia ou resistência o vírus sai do gânglio e vai até a superfície dando origem as bolhas, principal sintoma da doença mas que poderá também da dor, ardência, febre e desconforto local. Apos o contato com o vírus ocorrerá um período de incubação que dura de três a sete dias. Se a pessoa entrou em contato com o vírus, passará a ser portadora, e não há cura.


36- Tenho uma dor quase incapacitante em queimação na região anal, principalmente quando permaneço por muito tempo sentado, já realizei vários exames que deram normais, doutor me ajude no diagnostico?
Resposta: Pare de realizar tantos exames. A dor por você referida poderá ser por uma inflamação dos tendões dos músculos formadores do períneo, chamados de elevadores do ânus. Casos como o seu eu faço um toque nos tendões referidos e confirmo o diagnostico. Medicamentos, formulas específicas, associados a exercícios para relaxar os músculos perineais e alguns casos ansiolíticos trazem bons resultados no tratamento desta patologia tão ingrata para a qualidade de vida destes pacientes.

37- Tenho hpv perianal com displasia moderada tenho risco de não fazer mas o sexo passivo?
Resposta: É uma situação difícil de definir para as pessoas que sentem prazer em realizar o passivo. Diante da relação epidemiológica e causal bem documentada entre o HPV e o câncer de ânus e por ser a sua displasia moderada restringiria mais o numero de relações passivas e teria um bom acompanhamento medico.



38-  Doutor tenho a Síndrome do Intestino Irritável com predomínio da obstipação intestinal associada a uma dificuldade para evacuação que as vezes é extremamente dolorida chegando a ferir, qual a relação?
Resposta: Uma porcentagem importante dos pacientes com a referida síndrome apresentam a pressão  elevada do musculo esfíncter anal. Já tive pacientes com fissura anal, uma pequena feridinha que da dor e sangramento anal associada a referida síndrome. Um exame clinico associado ao toque comprovam a fissura anal e a hipertonia do esfíncter anal. Se eu tiver alguma duvida solicito um exame que me revelará a pressão dos músculos anais.
Comentário: Na minha experiência clinica os pacientes que eu tratei da Síndrome do Intestino Irritável referiram melhora na dor anal nas evacuações.


39-  Doutor existe o ponto G masculino na relação passiva?
Resposta: O ponto G anatomicamente bem definido nunca foi referido. Referem os homens que praticam o sexo passivo que a manipulação de determinadas regiões, como a perineal e prostática determina uma maior excitabilidade e prazer. As referidas regiões são ricamente inervada e vascularizada o que pode determinar o conceito de ponto G.

40- Doutor  usei pomadas dentro do reto para tratamento de hpv retal e no momento tenho dificuldade e dor  para evacuar, o que devo fazer para ter uma vida saudável?
Resposta: Eu sempre fui frontalmente contra o uso deste tipo de pomada dentro do reto que poderá determinar complicações desde o estreitamento anal leve, moderado ou severo até processos inflamatórios importantes que poderão comprometer a saúde de quem faz o passivo. As lesões dentro do reto deveram ser retiradas cirurgicamente com o auxilio de um endoscópio. O que aconteceu com você é que a pomada determinou um estreitamento do canal anal que dependendo do seu grau poderá ser tratado desde dilatação até a cirurgia. Os médicos precisam considerar  nas suas historias clinicas colidas para um diagnostico correto e um tratamento eficaz que estão diante de um paciente gay que realiza o  sexo passivo e deixarem de indicar o uso dessas pomadas que poderão determinar estreitamentos com consequências orgânicas e emocionais irreparáveis para o passivo.
          
         41- Doutor minha mãe teve 08 filhos e toda vez que fica de pé ou faz um pequeno esforço o seu reto sai o que foi diagnosticado pelos médicos como prolapso de reto. Li em um artigo seu sobre a cirurgia que poderá ser feita sob anestesia local com alta no mesmo dia, é possível fazer na minha mãe?
          Resposta: Essa cirurgia esta indicada para pacientes com risco cirúrgico muito alto devido a idade ou pela existência de doenças clinicas associadas como a hipertensão arterial, diabetes, cardíacas e outras que tem na cirurgia feita por uma incisão no abdômen uma morbidade e mortalidade proibitiva. A cirurgia é relativamente simples, feita sob anestesia local e sedação e consiste em colocar uma tela na volta da abertura anal e amarra-la até passar somente um dedo. Nos pacientes que se encontravam dentro dos critérios de indicação acima descritos para esta cirurgia os resultados foram satisfatórios , principalmente na qualidade de vida destes pacientes que apresentavam o prolapso somente ao tossir.


          42- Fui operado há dois anos atrás de fistula perianal e fiquei  com uma incontinência anal, já tratei com medicamentos, reeducação alimentar mas o sintoma persiste, queria a sua opinião sobre a cirurgia para a incontinência anal?
         Resposta:  A ultrassonografia e a ressonância magnética são os  exame que nos dão toda a anatomia dos músculos envolvidos na incontinência anal. Geralmente nos casos como o seu a incontinência resultou da lesão do musculo pelo cirurgião.  Ocorre que muitas fistulas passam através do musculo anal e para ser totalmente retirada o musculo necessita ser seccionado. Quando o cirurgião tem a consciência da secção muscular durante a cirurgia, poderá reparar os dois cabinhos do musculo seccionado com um fio apropriado que deverá ser retirado posteriormente. Se isso não ocorrer e a incontinência se manifestar posteriormente, primeiro se tentará o  tratamento conservador com uma dieta rica em fibras, associada a medicamentos que diminuam a produção das secreções e aumentem a pressão do esfíncter anal,  fisioterapia especifica para o aumento da contração do esfíncter anal e treinamento de coordenação, sensorial e de forca para corrigir essa incontinência. A cirurgia estará indicada se o tratamento clinico não resolver e a esfincteroplastia que consta na aproximação dos cabinhos musculares acima referidos é a técnica cirúrgica realizada mais frequentemente.

43- Doutor ha três meses atrás tratei de uma fistula perianal com a prótese em forma de cone, porem continuo com a drenagem de secreção e dor local, O senhor tem experiência com essa cola no tratamento das fistulas?
          Resposta: A minha experiência foi de retirar a cola e tratar a fistula com o laser. Os pacientes continuavam com as mesmas queixas e tinham de esperar um ano para decidir sobre o resultado do tratamento com a prótese.  A cirurgia é um procedimento que eu faço com laser sob anestesia local e o resultado se da com uma a duas semanas.

44-  Realizei uma cirurgia para retirada de uma fistula perianal. O trajeto fistuloso tinha um tamanho considerável e a ferida cirúrgica está demorando a cicatrizar o que tem sido muito penoso para mim,  como faço para acelerar esta cicatrização?
          Resposta: As feridas cirúrgicas são classificadas em limpas,  exemplo uma hérnia na virilha, potencialmente contaminadas, exemplo a retirada da vesícula biliar, contaminadas,  exemplo as cirurgias proctologicas e sujas, exemplo uma apendicite supurada. A cicatrização das cirurgias proctologicas  geralmente é mais difícil por dois motivos:
           - Primeiro: As fezes contaminam a cirurgia.
           - Segundo: Pela distensão mecânica que o bolo fecal exerce sobre a ferida cirúrgica, afastando as suas bordas e retardando o seu fechamento. Os cirurgiões de um modo geral investem muito pouco em termos de medicamentos de uso local como as  pomadas especificas para acelerar essa cicatrização. Eu tenho procurado usar medicamentos de uso local na forma de pomada com alto poder cicatrizante  associada a medicamentos por via oral. Os meus pacientes recebem um guia com orientações sobre os cuidados com a região anal desde nutricionais até comportamentais.


45- Doutor sou portador do vírus HIV e pratico o passivo com frequência, tenho maior risco de ter o Câncer anal?
            Resposta: O câncer anal historicamente era relativamente raro ( 1,5 a 2% de todos os tumores do sistema digestório ) que afetava pessoas de meia-idade a idade avançada, predominantemente mulheres. A epidemia de HIV e a sobrevivência prolongada devido a terapia antirretroviral altamente ativa resultaram em um aumento dramático da incidência de câncer anal entre pacientes HIV positivos, predominantemente homens que fazem sexo com outros homens e em pessoas mais jovens.

46- Meu amigo falou que tem a Síndrome do Intestino Gay, existe?
            Resposta: Antes da era do HIV, homens homossexuais apresentavam um conjunto de sintomas específicos anorretais e gastrointestinais como dor em cólica, gases, diarreia, náuseas, vômitos e infecções intestinais. A melhor compreensão destes sintomas desatualizou este termo que não existe na medicina atual. O conjunto destes sintomas geralmente faz o medico pensar em Síndrome do Intestino Irritável.

47- Moro em Eldorado, cidade próximo de São Paulo e fui diagnosticado com hpv queria tomar a vacina na sua clinica é possível?
Resposta: Entenda que a vacina não trata as verrugas e sim diminui a replicação dos vírus o que contribuirá para uma menor recidiva ou retorno das  verrugas. No meu protocolo de tratamento eu retiro as verrugas dentro e fora do reto com o laser e associo medicamentos por via oral para aumentar a sua resistência ao vírus.

48- Doutor quais são os fatores de risco para o câncer de     anus?
Imunossupressão: HIV e induzida por drogas
Fumo
Trauma e feridas anais crônicas
49- Fui diagnosticado com fistula anal por doença de CROHN, devo operar?
A demora na cicatrização das feridas cirúrgicas observada na doença de CROHN  é descrita na literatura medica ao longo dos anos e observada na pratica clinica diária.  Eu já operei alguns pacientes de fistula e outras doenças anais com a doença de CROHN. A cicatrização realmente foi mais demorada, não tive problemas e os pacientes tiveram uma boa evolução.  
Comentário: Tenho sempre o cuidado de retirar menos tecido possível e uso uma pomada de manipulação, idealizada por mim, que acelera a recuperação dos tecidos.

50- Tive duas crises de diverticulite e o meu medico indicou o tratamento cirúrgico, porem já faz um ano da ultima crise, devo operar?
Acho que você não deverá operar. A cirurgia estará indicada se você tiver a crise e não responder ao tratamento com antibióticos ou se houver um estreitamento na parte do intestino com os divertículos. Se você tem o estreitamento e esta na crise aguda da doença, se possível saia da crise com antibióticos para posteriormente realizar a retirada cirúrgica do estreitamento.


51- Doutor me masturbo frequentemente e tenho inflações repetidas na cabeça do pênis  que apresenta um excesso de pele, tem alguma relação?
Existe na glande duas pequenas glândulas produtoras de uma serosidade conhecida como esmegma que fermenta e putrefaz facilmente pelos microrganismos existentes principalmente na presença de fimose ou excesso de pele cobrindo a glande. Os pacientes referem uma irritação persistente que em alguns casos determina uma ereção e estimulo masturbatório que poderá representar a fixação de muitos rapazes no habito da masturbação.

Comentário: Pelo fato da fimose aumenta em três vezes a contaminação do esmegma e estímulos masturbatórios, eu sempre indico o tratamento cirúrgico da fimose ou excesso de pele com o laser sob anestesia local e observei melhora na higiene em todos os casos e discreta no habito da masturbação, principalmente nos adolescentes. Como realizo este procedimento alguns anos, pude comprovar uma melhora considerável da masturbação na fase adulta, principalmente nos pacientes com união estável.


            52- Realizei uma Colonoscopia que diagnosticou doença diverticular no colón sigmoide, quais as possíveis complicações e tenho risco de ter câncer?
           O divertículo é sempre uma afecção benigna do principio ao fim, portanto não há risco do desenvolvimento de tumor. As complicações são:
-       Inflamação ou diverticulite: Geralmente causada por um fecalito ou pedacinho de fezes que entra no divertículo causando a sua obstrução, inflamação e infecção, tendo na dor e febre  os sintomas principais. A diverticulite é observada com mais frequente nos pacientes com idade inferior a 50 aos.
-       Sangramento:  O sangramento é vermelho vivo geralmente em grande quantidade e para espontaneamente. O sangramento é mais frequente nos pacientes acima de 50 anos.

Comentário: Nos pacientes com idade abaixo de 50 anos os divertículos tem um ostio ou orifício de drenagem mais estreito, razão pela qual as fezes entram e tem dificuldade de sair determinando a inflamação e infecção enquanto nos pacientes acima de 50 anos o orifício do divertículo é mais larga o que favorece a irritação da mucosa do divertículo e sangramento.

53- Doutor fui diagnosticado com HPV ( Verrugas ) somente no freio da glande, o meu medico propôs retirar todo o excesso de pele o que eu não gostaria, é possível retirar somente o freio?
É possível sim retirar somente o freio do prepúcio e esta é uma situação que eu já presenciei algumas vezes no meu consultório. A indicação de retirar toda a pele se deve ao fato de que a permanência da mesma está relacionada a uma maior recidiva ou retorno da doença. Os pacientes não gostam de retira-la pelo resultado estético que não os agrada.
Comentário: Eu sempre deixo que o paciente decida sobre a conduta a ser tomada, desde que eu entenda que a mesma não seja prejudicial a saúde dele.

54- Doutor fui operado de hemorroida há 2 anos e tive um estreitamento anal que foi tratado com dieta rica em fibras e dilatação. Quatro semanas atrás  fui submetida a drenagem de dois abscessos perianais e realizei uma ressonância magnética que indicou duas fistulas. A minha qualidade de vida esta ruim, principalmente a sexual e gostaria de saber qual a sua opinião e conduta no meu caso?
Resposta: A cirurgia para hemorroida causou um estreitamento anal e uma fissura chamada residual que evoluiu para um abscesso anal que posteriormente drenou se transformando em uma fistula. O tratamento definitivo é a retirada das fistulas que eu faço com o laser sob anestesia local e sedação.

55- Queria parabenizalo  pelo trabalho esclarecedor, principalmente com o publico GLBT. Tenho muitas pequenas verruguinhas ou bolinhas na glande, que me incomodam esteticamente, gostaria de saber se posso tira-las?
Resposta: Essas bolinhas infelizmente não podem ser retiradas por desempenhar uma função importante na lubrificação  da glande.



56- Dr. Eu fiz um tratamento por cause da Fissura, no inicio sentia muita dor, foi quando descobri. Só que com medicamentos a dor sumiu, mas passando Pomada de manipulacao  3x ao dia não cicatrizou somente a dor sumiu. Passei por um tempo essa pomada e nada adiantou. Hoje não passo mais nada e já tem um pouco mais de 1 ano. Não sei mas o que fazer ja fui no médico ele disse que a Fissura esta em processo de cicatrização, mas não cicatriza, me indicou a cirurgia. Mas a cirurgia eu não faço não tenho coragem por medo, pois ele disse que uma porcentagem de pacientes que opera pode ocorrer uns desconforto após. Então prefiro não fazer. Mas tb não quero ficar o resto da vida com essa Fissura. Até pq depois que tive comecei a ter sério problemas de saúde, prisão de ventre, muita flatulencia dor abdominal. O meu médico disse que não tem haver com a fissura. Mas só apareceu esses sintomas depois que tive. È estranho. A minha fissura esta pequena, as vezes ocorre sangramento não nas fezes, mas no papel higienico.. Não tenho nenhuma dor. Tenho uma alimentação rica em fibras. Tenho 25 anos. Gostaria de saber
se o Sr. tem alguma outra pomada que eu possa    estar manipulando ou outro método que possa estar indicando. Seria possível?
Resposta: Muitos pacientes com fissura anal melhoram da dor com medicamentos de manipulação especificos para o tratamento da fissure anal. Estes pacientes quando eu examino referem geralmente dor intense ao toque rectal. Na minha experiencia pacientes jovens com fissura anal eu dou preferencia ao tratamento cirurgico com o laser que representa a forma mais definitiva de tratamento.  Muitos pacientes tem medo de evacuar pela dor que terá na fisssura e acabam acumulando gases e fezes.

57- Bom dia, Dr. Paulo Estou com uma dúvida terrível. Sou homem, homossexual e tenho 27 anos. Há alguns dias apareceram umas bolinhas da cor da própria pele, bem pequenas, com aspecto semelhantes aos de espinhas - só que, entretanto, parecem umas 'pelinhas' que saltam bem em volta do ânus. Deve ter umas 8 ou 10. De uns dias pra cá, tenho a impressão de que ficaram um pouquinho maiores, mas não sei ao certo. Faz uns 10-15 (no máximo) dias que eu reparei a existência delas. Fiquei preocupado pois comentei com um amigo e ele me disse que pode ser alguma DST, como HPV. Não fui ainda ao médico pois tenho vergonha. Como é feito esse exame? O sr. saberia me dizer o que pode ser isso que tenho. Obs.: eu costumo sempre assumir o papel de ativo nas relações sexuais: só fui passivo uma única vez na vida, há uns 7 meses, e depois nunca mais. Me disseram que, se for HPV, tem uma pomada que funciona. Muito obrigado, Rodrigo - São Paulo/SP
Resposta: Rodrigo evite o uso de pomadas que podem ter resultados esteticos desastrosos. As bolinhas poderam ser:
- Molusco contagioso: Virus
- HPV


 58- Olá Dr. Paulo. Apesento ha algum tempo uma fissura anal, aproximadamente 2 meses. Estava indo à um medico que não me indicou nenhum tratamento para a fissura, pois com ele eu tratava de lesoes internas no anus causadas por HPV, lesões que não foram completamente cauterizadas e terei que realizar o procedimento novamente em breve. Fui em um medico que me indicou Proctyl, Alginac e Proflox. O antibiotico ele prescreveu por eu apresentar uma secreção no anus, segundo ele pus. Porem essa secreção não parou e ja faz 9 dias que estou tomando o antibiotico. Sera que o antibiotico não será suficiente para combater essa infecção? E caso essa fissura não cicatrizar por ja estar muito cronica, a cirurgia deixa sequelas que vao dificultar ou impossibilitar a relação anal? Sou homossexual passivo. Obrigado
Resposta: Voce refere uma fissura cronica infectada que é uma doenca de tratamento cirurgico. Geralmente a cirurgia melhora a sua vida sexual por retirar o tecido infectado e diminuir a pressao do canal anal.

59- Parabens pela attitude de escrever para o publico G. Doutor tenho o diagnostico de hidrocele a qual no momento  tem me dado uma vergonha na hora da relacao pela aparencia estetica. Tenho medo de fazer a cirurgia, existe outra solucao como a puncao do liquido por exemplo?
            Resposta: Obrigado pelo seu e-mail. Nunca realize a puncao da hidroce, por nao resolver e pelo risco de infeccao. A hidrocele resulta de uma inflamacao na parte interna da membrane de revestimento da bolca scrotal. Esta membrane inflamada produz um liquido que fica aprisionado na bolca scrotal diagnosticado como hidrocele. É uma afeccao de tratamento cirurgico que consiste na retirada desta membrane e evercao da mesma. A cirurgia determinara a cura da Hidrocele.




60- Doutor tenho dor no freio quando pratico a relação ativa, é possível retirar somente o freio?
Muitos pacientes me pedem para retirar somente o freio e manter a pele porque não gostam da estética peniana sem o freio, principalmente os gay’s ativos e heterossexuais.  É possível e você terá que fazer a higiene da glande ( cabeça do pênis ) regularmente para evitar a balanite ( inflamação da glande). Tenho feito esta cirurgia com o laser sob anestesia local com bom resultado estético.

70- O que devo fazer quando romper a camisinha dentro do parceiro?

Vice deverá manter a calma e parar imediatamente a relação e retirar o pênis. Não tenha nenhuma atitude intempestiva para retirar a camisinha ou restos dela com o primeiro instrumento que aparecer na sua frente, que poderá ser inadequado e ferir o seu paciente. A evacuação espontânea ou o uso de laxantes adequados que lubrifiquem as paredes do canal anal e reto, fazendo com que a camisinha deslize a sai naturalmente com a evacuação.
Comentário:
Antes de comprar a camisinha verifique se:
Na embalagem aparece a marca de certificação INMETRO
Se esta violada, furada
Não apresenta sinais de umidade
Se esta no prazo de validade

71- Doutor gosto muito de praticar o erotismo anal sem a penetração, corro risco de adquirir uma DST?
Nas práticas ( Anilingue, masturbação, massagens) sem penetração o contato com secreções poderão ser vias de contaminação de DST o que torna o uso do preservativo obrigatório. Nas brincadeiras eróticas lembrar que algumas doenças são transmitidas pelo contato com a pele e que a presença das verrugas ( HPV ), pequenas e numerosas bolhas avermelhadas ( Molusco contagioso ) ou bolhas agrupadas incolor ( Herpes ) representam a fase de transmissibilidade dessas afecções e você as notar evite o contato.

Comentário: Muitos pacientes me procuraram no consultório referindo DST sem ter havido penetração. Alguns casos em frequentadores de casas de swing onde esta pratica de erotismo rola souto. Não tenho nada contra porem coloque a camisinha diante de parceiro ou parceiros desconhecidos se você for ativo ou passivo principalmente.


72- Tenho muita vontade da iniciação anal, porem o tabu me incomoda bastante?
A Pratica do sexo anal ainda é cercada por muitos tabus, pois para muitas pessoas é visto como algo animal, perigoso, pecaminoso e errado. Estes são alguns dos preconceitos que distorcem esta alternativa de prazer. Esta pratica pode ser vivenciada como uma possibilidade enorme de prazer sexual por casais homossexuais ou como uma possibilidade a mais de satisfação física e emocional para casais heterossexuais.

73- Tenho um namorado e tínhamos uma vida sexual normal e atualmente  ele só pensa em fazer o ativo, pode ser uma doença sexual?
A expressão doença sexual deverá ser evitada.  A procura de formas diferentes de prazer por variações de posições sexuais, inclusive pelo sexo anal, é considerada normal. Entretanto, se a procura for somente pelo sexo anal e isso tiver gerando alguma ansiedade, pode ser considerada uma parafilia, isto é uma fixação em um só tipo de excitação sexual, e um terapeuta sexual deverá ser consultado.
Comentário: Só pensar em uma forma de sexo não é doença, sugiro fantasiar também com outras variações sexuais.

74- Porque é mais fácil adquirir HIV pela relação anal?
É mais fácil de contrair e não se esqueça de transmitir a doença. Ocorre que durante a relação anal ativa e passiva poderão ocorrer micro lesões no pênis, anus e canal anal que representam portais de abertura para a penetração  do vírus do HIV. Tem também a alta capacidade de absorção na mucosa intestinal que é muito maior que a da mucosa vaginal por exemplo.  E não esquecer que outras formas de prazer anal sem barreiras de segurança podem também aumentar os riscos de contaminação pelo vírus.
Comentário: São de risco o contato oral-anal, a penetração manual, ou o compartilhar de acessórios sexuais nos quais você deverá colocar o preservativo.

75- Coloquei a camisinha na hora de ejaculação, e seguro em relação as DST?
É inseguro e errado e em nada protege contra as DST. O preservativo deverá ser usado durante toda a relação. O contato com secreções já será suficiente para uma contaminação.

76- Doutor faço o passivo porem não gosto muito da lubrificação e normalmente sinto dor apos a relação, o que fazer?

A própria anatomia anorretal já é complexa para a relação passiva. Apresenta músculos que ao menor toque já se fecham e que se não forem  bem relaxados poderão determinar a dor. A direção com que o canal anal se continua com o reto forma um angulo obliquo e não é uma reta, o que poderá determinar traumatismos se não houver uma boa lubrificação da abertura e canal anal e da glande ( cabeça do pênis). Para que a penetração ocorra sem traumatismos para a mucosa retal será necessária uma lubrificação com um gel a base de agua comercializado nas farmácias e que devera ser colocado nas regiões envolvidas
Evite o uso de:
                    Cremes hidratantes: Poderão ser absorvidos pela pele e não desempenhar o seu papel e ocasionando a perfuração da camisinha.
                     Cremes e óleos vegetais ou minerais: Aqui esta a vaselina, creme de barbear que determinam o aquecimento do látex  da camisinha, provocando o seu rompimento. Estes podem dilatar os poros do látex da camisinha permitindo a passagem do HIV para a mucosa retal.
                     Lubrificantes oleosos: Por alterar a estrutura da camisinha poderá determinar a sua perfuração.
                     Saliva: Poderá ser utilizada, porem geralmente é insuficiente.

                    77- A masturbação anal faz mal?
                            Se feita com brinquedos adequados, os mais usados são o consolo e o plug associado com um bom relaxamento dos músculos anais não faz mal.

                    78- A abertura anal que se observa durante a relação poderá se tornar permanente:
                       Os músculos envolvidos na abertura e fechamento da rima ou abertura anal geralmente se mostram íntegros apos a relação para determinar um fechamento competente da abertura anal.
                      
                      79- Só de olhar o medico ou outra pessoa poderá perceber se a pessoa faz sexo anal passivo?
                       Não acontece  porque a abertura anal ficara fechada e com a sua anatomia normal.
                       Comentário: Muitas pessoas me fazem esta pergunta por acharem que o anus fica aberto. Se ficasse aberto como você pensa, a incontinência teria uma incidência considerável. Por favor não tenha esta preocupação que se torna muito estressante principalmente para o seu emocional.


                    80- Por que se gosta tanto de sexo anal?
                     O brasileiro valoriza muito esta parte do corpo: A nadega de uma forma geral e os glúteos pelos gay’s que se tornaram na mídia uma preferencia nacional. A exposição dos bumbuns de homens e mulheres na mídia e principalmente na mídia erótica tem unanimidade nas bancas de revistas de todo o pais. Associado a forma da nadega existe o aspecto do anus que por ser mas apertado poderá proporcionar uma sensação mais prazerosa.

                    81- O que acontece com o semem ejaculado dentro do reto?
                      Ocorre a destruição do semem que será eliminado na próxima evacuação. O sêmen não faz mal, salvo se o ativo tiver alguma DST.
                      Se  tiver o HIV a mucosa retal absorve o esperma e junto poderá ser contaminado pelo vírus.

                     82- Costumo usar o vibrador com grande frequência, posso ter a minha sensibilidade anal alterada?
                      Se usado de forma adequada e com boa lubrificação não trará nenhuma consequência para a sensibilidade e continência anal.

                     83- Qual a melhor forma de alargar o anus sem sentir dor?
                       Não há uma forma ou técnica com padrão definido. Geralmente a dilatação é realizada com dildos ou brinquedos não metálicos, rombos, nunca pontudos e de calibre progressivo. Não tenha pressa e ao sentir dor pare e tente outra hora.
                     Comentário: Lembre de que a dilatação esta sendo feito por você e que ao realizar o passivo procure também no inicio comandar a penetração porque a maioria das complicações da relação passiva é determinada pelo ativo apressadinho.

                      84- Porque dói tanto?
                       Na volta do anus existe um grupo de músculos muito fortes que são responsáveis pela continência e sustentação do períneo. Estes músculos potentes apresentam pouca elasticidade e por serem ricamente inervados ao serem pressionados durante a penetração determinam a dor, fazendo com que muitos desistem da relação passiva ou as pratiquem somente algumas vezes para satisfazerem os seus parceiros.
                   Comentário: Agora você pode entender e valorizar o massageamento dos músculos perianais, por 60 seg. antes da penetração.

                      85- Posso ter a gonorreia se o parceiro ejacular nas coxas ou períneo?
                       Poderá por ser o ejaculado liquido e escorrer para a região anal, assim como a manipulação com os dedos poderá também determinar a contaminação pelo gonococos.


                86- o vírus da AIDS poderá ficar na uretra peniana?
                     Poderá ficar junto com as secreções de modo que qualquer secreção      que sai do pênis, mesmo antes da ejaculação, somente com a  excitação poderá ter o vírus HIV.
                   Comentário: Moral da historia, sempre use a camisinha.

                  87- Sou ciclista e fui operado duas vezes de trombose hemorroidária, estou inseguro pela possibilidade de voltar?
                    A trombose é o sangue da hemorroida que coagulou dentro do vaso. O trombo poderá esta associado a uma pressão aumentada do esfíncter anal e a cirurgia completa irá retirar o trombo, o vaso doente e diminuir a pressão do esfíncter e se assim não for feita a cirurgia a possibilidade de retrombosar é maior. Procure ter uma alimentação com fibras associada a ingestão de agua para que as fezes sejam macias o que dificultará a formação de um novo trombo.

                  88- Identificar o tipo de HPV anal é importante?
                     E importante porem no homem não é realizado de rotina como nas mulheres, talvez por não interferir nas formas de tratamento e pela baixa incidência de câncer de anus.

                   89-  Como faço a higiene apos a relação anal?
                    A higiene anal logo apos a relação poderá ser realizada com agua e sabonete e será de grande importância para evitar infecções. Geralmente o sexo anal poderá causar escoriações, muitas vezes imperceptíveis que podem representar sítios ou portais de entrada para microrganismos fecais como bactérias e vírus.

90- Eu sou homossexual e acho que exagerei um pouco no       sexo, meu anus esta ferido e vermelho, no comeco quando isso apareceu doia muito, a ponto de eu chorar de tanta dor, mais com o decorrer do tempo passou mais ainda continua ferido, acho que é fissura anal, mais nao sei se cronica ou aguda, me ajuda?
As fissuras que aparecem após a relacao geralmente sao decorrentes de traumatismos da pele e canal anal e sao classifificadas como agudas. Se voce permanece com a ferida que piora tambem com as evacuacoes seria melhor estudar a pressao do musculo formador do esfincter anal que poderá esta com a pressao elevada o que determiará a fissure anal. Um simples exame fisico local ja difere a forma aguda da cronica da fissure anal.

91-Na quarta feira passada (08-02-2012) passei por uma cirurgia para extração de uma verruga anal (hpv), a extração foi feita por corte e cauterização, meu medico disse que seria um pouco dolorido e que poderia sangrar nas evacuações, bom acho que ele estava sendo modesto, pois na primeira evacuação quase desmaiei de dor e saio muito sangue, mas mesmo assim ele não me receitou nenhum medicamento para um pós operatório, disse apenas que eu teria que tomar Tylenol para aliviar a dor e caso fosse necessário tomar Tramadol, confesso que nos dois primeiros dias eu apenas tomei Tramadol pois as dores estavam insuportáveis mas me dava muita tontura, com alguma insistência eu consegui falar com ele e que me receito passar uma pomada Lidial (a base de Xilocaína), melhoro muito as dores, mas mesmo assim ainda não me receitou nenhum medicamento especifico ou que ajudasse na recuperação. Confesso que quase chorei quando li no seu post que o tempo de recuperação em uma cirurgia de cauterização seria entre 60 a 90 dias, me imagino passando por essas dores diariamente, são muito dolorosas.
               Lendo seu post percebi que tem outras maneiras para extração dessas
               verrugas e aparentemente menos dolorosas também.
               Em quanto tempo eu devo fica sangrando e sentindo dores na evacuação? 
             Existe hoje no brasil algum medicamento eficaz ou vacina que após uma         cirurgia dessa eu possa prevenir novos sintomas ?, isso sem comentar que claro o uso essencial de camisinha. Novamente parabéns pela explicação no site, eu pesquisei muito na internet e vi que esse assunto e muito menos abrangido para homens do que para mulheres.
             
             Resposta: A literature sobre  sexualidade e erotismo é vasta para os heterossexuais e limitada para os homossexuais. A cirurgia proctologica usualmente é dolorida e tem uma relacao direta com o numero de verrugas retiradas. A vacina poderá ser indicada para diminuir a replicacao viral e não para tratamento das verrugas. Pomadas com alto poder cicatrizante poderão ser utizadas o que faz uma grande diferenca.

                

                92- Boa tarde. Antes de engravidar acho q já tinha hemorroidas  mas depois que ganhei meu filho piorou muito as dores e aquelas bolinhas que saem começaram a doer muito. Mas depois de meses parei de sentir dores e aquels bolinhas so ficaram murchas. Há uma semana atrás fiz sexo anal com meu marido e sentir muitas dores, e não demos continuidade, quando fui ao banheiro sentir uma dor muito intensa. Tem exatamente uma semana, e estou relutando para ir ao banheiro porque a dor esta intensa, não estou conseguindo nem sentar direito, para dormir também é desconfortavel, a dor não para hora nenhuma. Por favor doutor peço sua ajuda, porque não tenho plano de saude e os postos perto de minha casa todos só tem ginecologista e pela minha pesquisa os medicos que cuidam dessa doença são proctologistas, e não tenho condições de pagar uma consulta. Queria saber se tem algo caseiro que eu possa fazer, vi que posso introduzir sumo de limão, é verdade? Porfavor me ajude.
            Resposta: Geralmente a dor referida por voce poderá ser uma inflamacao na parte interna do canal anal diagnosticada em medicina como proctite. Use pomadas antiinflamatorias com aplicador dentro do canal anal que obterá melhora. Evite o uso de papel higienico e sim lencinho umedecido neutron.
          

            93- Gostaria de saber, depois de ter feito sexo anal, apareceu no meu anus      uma bolha, esta ardendo um pouco, isso pode ser fistula, e bem no anus mesmo,o que devo fazer.obrigada.
            Resposta: As fistulas  apresentam um orificio externo atraves do qual  drena uma secrecao amarelada. A fistula ao exame clinico é extremamente dolorosa ao toque. A bolha por voce refrida poderá ser uma hemorroida externa.

            
            94- Boa noite DR. Paulo
             Gostaria de perguntar-lhe sobre meu caso. Ha uns meses descobri o
              nascimento de verruginhas ( 2 ) na parte externa do meu anus
              juntamente com uma fissura. Com os meses elas cresceram mas de repente
              perderam a densidade, ficaram bem pequenas mas continuam lá. Sei que
              tenho que consultar um proctologista para remover, mas sinto
              também algo meio que muito parecido com crises de hemorroida, uma leve
              dor e incomodo interno e aquela vontade de evacuar que não passa,
              está tudo interligado?
              Por favor me elucide
              Obrigado
Resposta: Geralmente as verruguinhas quando sao HPV, crescem o que torna necessario a sua retirada. A dor referida na parte interna do canal anal poderá ser uma proctite ou mesmo hemorroidas internas de primeiro grau que poderá ser diagnosticada por uma endoscopia do canal anal e reto.


           95- DR PAULO TUDO BEM?
A MAIS OU MENOS 2 SEMANAS APARECERAM UMAS VERRUGAS NO MEU      ANUS, EXTERNAS E PARECE QUE INTERNAS TAMBÉM
           FUI EM 2 PROCTOLOGISTAS QUE ME FALARAM EM CIRURGIA PARA     RETIRADA DAS VERRUGAS POIS EU ESTOU COM HPV SEGUNDO ELES
O SEGUNDO MÉDICO QUE EU FUI ME ATENDEU NA QUINTA FEIRA E JÁ    QUERIA MARCAR UMA CIRURGIA PARA SEMANA QUE VEM
ELE DISSE QUE EU TERIA QUE FICAR INTERNADO NO HOSPITAL ATÉ O DIA SEGUINTE APÓS A CIRURGIA
           É ESSE PROCEDIMENTO MESMO?
           NÃO SENTI MUITA CONFIANÇA NELE
           PRECISO REALMENTE FICAR NO HOSPITAL?
SOU HOMOSSEXUAL E TIVE UM RELACIONAMEMTO DE 8 ANOS COM UMA PESSOA  NESSES 8 ANOS SÓ FIZ SEXO COM ELE E AS VEZES SEM CAMISINHA
DEPOIS QUE EU SOUBE QUE ELE TINHA HERPES ZOSTER SÓ FIZ COM    CAMISINHA DOUTOR O PÓS CIRURGICO DO HPV NO ANUS É MUITO    DOLORIDO?
QUANTO TEMPO DEPOIS DE FAZER A CIRURGIA PODEREI FAZER SEXO  ANAL?
           PARA MINHA FAMILIA FALEI QUE ESTOU COM HEMORRÓIDA
           NÃO TENHO CORAGEM DE FALAR QUE ESTOU COM HPV
           ISSO ME DEIXOU TÃO DEPRIMIDO
           AGRADEÇO SUA ATENÇÃO
Resposta: A sua relacao com o seu medico deverá ser clara, honesta e etica porque se nao acontecer sera melhor trocar de medico. A falta de um dialogo amigo  representa a grande dificuldade dos gay’s principalmente no erotismo anal passive. A cirurgia anal para o tratamento do HPV na maioria dos casos eu faco sob anesthesia local e no maximo sedacao, porem tem medicos que preferem fazer com bloqueio, raquianestesia e neste caso voce podrá ter alta no dia seguinte. A relacao passive dependerá da cicatrizacao cirurgica e da avaliacao e liberacao pelo seu medico.





96- Prezado Dr. Paulo tenho uma dúvida, fazem alguns meses que percebi uns         carocinhos no anus, pensei ser hemorróida, procurei um proctologista e fiz uma retossigmoidoscopia, ele me disse que era HPV, e estou fazendo o tratamento de Ligadura Elástica. Esse tipo de tratamento cura as verrugas causadas pelo HPV ou só é indicado para hemorróidas? E é verdade que o HPV não tem cura? Corro o risco de me contaminar em outras partes do corpo? Que cuidados devo tomar?
          Desde já agradeço a sua atenção e aguardo seu retorno.
         
          Resposta: A ligadura elastica representa uma forma de tratamento das     hemorroidas internas que ja tenham sangrado e nao para tratamento do HPV. O HPV nao tem cura, uma vez que entrou em contato com o virus se tornará portador. A contaminacao poderá ocorrer em outras partes do corpo e a medida preventive como o uso regular da camisinha representa  o principal cuidado que voce terá de ter.
        


          97- Dr., desde já agradeço sua ajuda. Há alguns anos tive uma crise de            hemorroidas muito intensa, inchou muito e muito dolorido. Fiz tratamento com pomadas e sarou, só que no lugar ficou uma pele solta que me incomoda muito, principalmente no nível estético pois sou homossexual e pratico o sexo anal passivo. Gostaria de saber se a cirurgia reparadora para este mal existe e se o pós operatório é muito delicado. Gostaria de saber se o sexo anal contribui para o aparecimento de novas lesões como estas, e como diminuímos as chances dela aparecer. Se eu fizer a cirurgia, terei problemas no futuro? e a cirurgia devolverá uma aparência sadia à região? Muito obrigado.

           Resposta: A pele por voce referida chama-se PLICOMA que em medicina é diagnosticada como uma hemorroida externa cronica, porque sob esta pele tem um vaso que frequentemente dilata e estufa a pelinha. A retirada eu faco sob anesthesia local com bom resultado estético e functional.



98- Dr.Paulo sou SP, após exames de rotina em dezembro , a              medica detectou que estou com hpv, fiz exames mais rigorosos, deu negativo. mas estou fazendo tratamento com acido. Ja fiz 3 sessões é muito lento e desconfortante. O laser seria mais rapido o tratamento. Obrigada
Resposta: Para os meus pacientes que praticam o passivo eu geralmente nao trato o HPV com pomadas e sim prefiro retira-las sob anestesia local com o resultado do tratamento mais imediato

           99- Olá dr. A minha duvida e a seguinte: há uma semana notei    uma coceira no anus bem proximo da parte interna do canal, e agora notei tambem sangue vivo nas fezes e no papel higienico, não pratico sexo anal. Desde de já agradeço a oportunidade.
         
          Resposta: Possivelmente voce tem uma hemorroida interna inflamada, responsavel pelo sangramento e coceira local. O tratamento com pomadas adequadas, antiinflamatorios orais e venotonicos melhoram os sintoma.
    100- Doutor na sua experiencia clinica quais foram as principais complicacoes do sexo anal passivo? 
         Resposta:
         -  Sangramento por hemorroida pre-existente
 -   Fissura por traumatismo local
            -   DST
            - Incontinencia a gases.