Seja bem vindo ao Blog da Saúde LGBT

Neste espaço o Dr. Paulo Branco ira continuamente publicar matérias além de responder duvidas
relacionadas a Medicina e Qualidade de Vida voltadas a população LGBT. Este espaço no entanto,
não substitui a consulta médica, que deverá ser feita pelo médico, no consultório, de corpo presente.





Alguns amigos e pacientes do Dr. Paulo Branco que inspiraram ele a fazer esse Blog.

Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Perguntas dos internautas para o Dr. Paulo Branco

1- Tenho fissura anal que cicatriza e retorna ja algum tempo o que esta interferindo na minha relação com o meu namorado. O que faço para recuperar a minha saude e não perder o namorado?
A fissura anal é a principal causa da dor anal as outras são a proctite e a tendinite anal. A fissura anal tem como causa a contração ou espasmo do músculo formador do esfíncter anal. Acontece que a fissura é uma ferida que se forma em cima do músculo esfincter anal, irritando o mesmo de forma continua fazendo com que o músculo se contraia cada vez mais, determinando o fechamento da abertura anal. Fica portanto um ciclo vicioso que só terá fim se a pressão do músculo for diminuida. A teoria mais aceita atualmente é que este espasmo muscular diminua a passagem de sangue com oxigenio para a ferida e assim sem oxigenio a ferida não cicatrizará, razão pela qual a fissura anal seja classificada como uma úlcera isquemica, traduzindo uma ferida consequente a baixa de oxigenação local. O diagnostico eu faço somente em olhar a região anal e o tratamento para pacientes que realizam o passivo eu prefiro a forma de tratamento mas definitiva que é a diminuição da pressão do músculo com o laser. A abertura anal determinará a cicatrização da fissura e será o suficiente para um passivo confortavel. Estes pacientes referem a grande dificuldade em explicar o passivo para os seus medicos. Se você não consegue ter um dialogo aberto com o seu medico, troque o medico porque é de grande importância e representativa a conduta e orientação do medico. Eu sempre tenho um dialogo aberto e os meus pacientes recebem um livro educativo, manual do amor gay, me ligam no celular se tem alguma dúvida.

2- Pela terceira vez apareceu uma bolhinha dura e escura no meu ânus. Fui diagnosticado como trombose hemorroidária, nunca consergui entender o porque, causa e tratamento, o senhor pode me explicar? A bolinha referida e uma hemorroida externa, que e um vaso que esta fora do anus. Este vaso nao teve forcas para vencer a pressao do musculo formador do esfincter anal e as plaquetas no seu interior se juntaram e formaram um coagulo ou trombo. Na minha experiencia os trombos pequenos geralmente sao absorvidos com a ajuda de pomadas e medicamentos por via oral e os grandestrombos usualmente eu retiro com o laser sob anestesia local e sempre eu diminuo a presao do musculo esfincte anal com cura da trombose em 100% dos casos sendo uma cirurgia simples de ser realizada.

3- Fui diagnosticado como molusco contagioso, pequenas bolinhas vermelhas na pele da bolca escrotal ha meses e as pomadas nao resolvem, qual o tratamento?
A unica forma de tratamento para o molusco contagioso e a cirurgia que eu tenho feito com o laser, portanto nao perca o seu tempo e saude com pomadas.

4- Tenho fistula anal e coloquei uma protese ja passaram dez meses e a fistula continua aberta, o senhor tem experiencia com esta protese?
A minha experiencia e com a retirada da fistula e protese com o laser. Eu nao sou adepto desta conduta porque realizo a cirurgia de forma simples, sob anestesia local com alto indice de bom resultado. Nos casos que retirei a protese a indicacao principal foi a migracao da mesma e infeccao local.

5- Tenho hpv e ja operei varias vezes o que pode esta acontecendo?
A causa principal do insucesso do tratamento sao as verrugas dentro do reto que sao negligenciadas e acabam crescendo para a pele novamente. Eu realizo a analise endoscopica e retiro as mesmas com o laser com bom resultao. Os meus pacientes recebem medicamentos por via oral e oral para aumentar a sua resistencia ao virus e um livro educativo para melhor compreencao da doenca, formas de prevencao e tratamento.


6- Tenho a pele cobrindo o penis e atualmente criou um anel duro que eu nao consigo reduzir, o senhor pode me explicar?
A pele em excesso e diagnosticada como hipertrofia de prepucio e associada ao anel fibrotico recebe o diagnostico de Fimose. A fimose e de tratamento cirurgico que eu faco com o laser sob anestesia local e o excesso de pele quando determina inflamacoes na glande, balanite eu prefiro retira-la porque as secrecoes se acumulam embaixo desta pele irritando a glande, determinando dor, coceira e mal cheiro em alguns casos. Os pacientes ficam muito satisfeitos referindo melhora na qualidade de vida e sexual.

7- Tenho fissura anal que administro com pomadas, porem apos a relacao algumas vezes tenho dores insuportaveis e sangramento o que esta interferindo na minha relacao?
O que acontece e que a causa da fissura anal e o musculo muito contraido. O outro problema e que voce tem uma porta aberta para a entrada de fezes com consequente infeccao e dst. No gay passivo eu tenho realizado a diminuicao da pressao do musculo anal, assim o paciemte podera ter uma relacao prazerosa e sem dor nem infeccao.

8- Tenho uma dor anal que piora muito quando sento por longos periodos de tempo no trabalho, fui em varios medico que me passaram pomadas para fissura e hemorroida sem haver melhora, o que devo fazer?
Voce podera ir em quantos medicos quizer, mas duvido que alguem ira lhe falar na sindrome dos elevadores do anus. E uma afeccao de causa desconhecida e o tratamento e feito juntamente pelo medico e fisioterapeuta. Temos este servico e temos atendido pacientes como voce com a afeccao, passaram por varios medicos sem confirmacao diagnostica e sem tratamento adequado.