Seja bem vindo ao Blog da Saúde LGBT

Neste espaço o Dr. Paulo Branco ira continuamente publicar matérias além de responder duvidas
relacionadas a Medicina e Qualidade de Vida voltadas a população LGBT. Este espaço no entanto,
não substitui a consulta médica, que deverá ser feita pelo médico, no consultório, de corpo presente.





Alguns amigos e pacientes do Dr. Paulo Branco que inspiraram ele a fazer esse Blog.

Youtube - Dr. Paulo Branco

Youtube - Série especial de vídeos

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Sangramento anal: Tenho fissura ou hemorroida?

Do ponto de vista pratico, vale o aprendizado abaixo:
Hemorroida: Sangramento vermelho vivo e indolor.
Fissura: Sangramento vermelho vivo e intensamente doloroso.

Fissura anal: Como saber se é aguda ou Cronica?

- Tempo: A fissura aguda geralmente tem de três a seis meses e a crônica acima deste tempo.
- Tecido local: O tecido da fissura crônica tem fibrose, está endurecido, infectado e tem uma reação inflamatória local característica desta fissura.

A fissura anal pode ser causada pelo sexo?

A fissura anal mais frequente ou comum está situada na comissura anal posterior e geralmente é única enquanto a fissura decorrente do sexo anal e também da introdução de dildos ( brinquedos) no canal anal é chamada de radiada, geralmente são várias e dispersas de forma radiada ou concêntricas a abertura anal. Resultam geralmente de uma lubrificação inadequada, de um ativo apressadinho ou da introdução no ânus de objetos de calibre totalmente desproporcional a abertura anal. Estes fatores determinam um esgarçamento mucocutaneo que são as fissuras radiadas.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Fissura anal: Qual o principal sintoma?

O principal sintoma é a dor intensa, cortante em pontada acompanhada de um sangramento vermelho vivo durante as evacuaçoes. Quando o paciente vem ao meu consultório e descreve esta sintomatologia eu só inspeciono a região anal e sei onde a fissura geralmente se localiza e acho que o medico deve evitar o toque.

Fissura anal: quando a pomada está indicada?

As pomadas estão indicadas para os casos de fissura anal aguda e contem substancias que reduzem a pressão do músculo anal responsável pelo aparecimento da fissura. Eu não tenho indicado estas pomadas pelos seus efeitos colaterais, principalmente a elevação na pressão arterial, prefiro o tratamento com o laser.

Fissura anal: quando a cirurgia está indicada?

A cirurgia está indicada somente para as fissuras classificadas como crônicas. Uma analise local da fissura confirmará a sua cronicidade. A cirurgia com o laser eu realizo sob anestesia local, o paciente terá alta logo após o procedimento e receberá um guia de orientação sobre os cuidados com a região anal e um CD educativo.

colonterapia o que é?

É uma técnica de lavagem e limpeza intestinal, realizada atualmente com equipamentos modernos e se associada a uma reeducação alimentar voltada para a ingestão balanceada de fibras e líquidos e um aumento da resistência da flora intestinal com lactobacilos será de grande beneficio para os pacientes com intestino preso e com grande acumulo de gases.

Colonterapia: O que é?

É uma técnica de lavagem e limpeza intestinal, realizada atualmente com equipamento moderno com nenhum risco para o paciente e se associada a uma reeducação alimentar com uma orientação adequada na ingestão de fibras solúveis e insolúveis e aumento da resistência intestinal com lactobacilos poderá trazer grandes benefícios para os pacientes, principalmente os que sofrem de obstipação intestinal e acumulo de gases.

sábado, 5 de setembro de 2009

Atualização: Botox na fissura anal

A causa da fissura anal é o aumento na pressão do músculo formador do esfíncter anal. O botox é formado por uma toxina que diminui a força do referido músculo, determinando a cicatrização da fissura. O procedimento é realizado na clinica e se bem indicado e aplicado nos locais corretos e em doses corretas os resultados são muito bons.

Retossigmoidoscopia na prevenção, diagnostico e tratamento anorretal

O grande problema na prevenção, diagnostico e tratamento das afecções anorreatais que pude observar na maioria dos pacientes na minha experiência clinica diária de 25 anos é o desconhecimento de um exame endoscopico, chamado retossigmoidoscopia que realizo nos meus pacientes para a detecção de doenças benignas como a hemorróidas, fissuras, fístulas, HPV, proctites, papilites, fissuras traumáticas e tumores benignos conhecidos como pólipo do canal anal, reto e cólon sigmoide. Estes tumores sofrem degeneração maligna e determinam em muitos pacientes um sangramento importante e poderão ser diagnosticados e retirados pela retossigmoidoscopia. As afecções do canal anal e região perianal, hemorróidas, fissuras, fístulas, HPV poderão ser detectadas e tratadas precocemente de forma menos agressiva como o Laser que a forma de tratamento realizado na minha clinica.